Centro de Biotecnologia da Amazônia ganha autonomia 21 anos depois de sua inauguração

Vista aérea do CBA na zona Sul de Manaus Foto: Divulgação/Suframa
Compartilhe

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (03/05) da cerimônia de assinatura do decreto de qualificação da organização social que vai gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). O evento foi no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o  superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva também participam do evento.

Presidente Lula assinou adecreto que dá autonomia ao CBA Foto: reprodução

Com a assinatura, o CBA deixa de ser vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e passa a ser gerido por uma organização social a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) . Com personalidade jurídica própria, terá autonomia para captar recursos e ampliar atividades.

Novo status jurídico

Labaoratório do CBA em Manaus Foto: Márcio Gallo/Suframa

A iniciativa permitirá ao Centro multiplicar seu orçamento e desenvolver, além de pesquisas, novos negócios com recursos naturais da Amazônia. Os investimentos públicos previstos para os próximos quatro anos chegam a R$ 47,6 milhões. Com o novo status jurídico, também será possível para o CBA, a partir de agora, acessar recursos disponíveis na iniciativa privada para pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Inaugurado há mais de vinte anos em 2002, o Centro de Biotecnologia da Amazônia nunca esteve funcionando de forma integral.Quem sabe agora. A instituição sempre foi uma promessa para geração de tecnologia e empregos em áreas vocacionais da região como biocosméticos e alimentação baseada nos frutos da Amazônia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais