Ministrado por Taís Gasparian e Mônica Galvão, advogadas cofundadoras do Tornavoz e especializadas em liberdade de expressão e liberdade de imprensa, o iniciativa abordará temas como responsabilidade civil, direitos de privacidade, direito de resposta, confidencialidade da fonte e outros meandros legais que envolvem as atividades jornalísticas no Brasil.
As aulas acontecem de maneira assíncrona entre 20 de novembro a 17 de dezembro de 2023, divididas em quatro módulos. O curso e o certificado de conclusão são gratuitos. As inscrições podem ser feitas neste link.
A formação é direcionada a jornalistas e comunicadores, estudantes e professores de jornalismo que buscam aprimorar seu conhecimento sobre aspectos jurídicos relevantes ao exercício de sua profissão. Também pode ser útil a profissionais da área do direito, em especial advogados(as) que atuam em casos que envolvam veículos de comunicação e profissionais da imprensa.
“Atualmente, percebemos que processos judiciais são movidos com o objetivo de cercear a livre manifestação do pensamento. Neste curso, queremos dar uma resposta a esse tipo de ataque. Aprender algumas ferramentas e entender os mecanismos do direito pode ser o suporte necessário para que um comunicador não fique tão vulnerável. Durante as aulas, vou compartilhar a experiência que pude acumular ao longo de mais de 30 anos de atuação nesta área”, afirmou Gasparian.
por Ajor