A gastronomia paraense foi apresentada pela chef Elisângela Valle, do restaurante Filhote do Pará, durante o programa The Box (TV A Crítica), que vai ao ar nesta segunda-feira (17/10).
Durante o programa, a chef Elisângela Valle apresentou em uma caixa surpresa, o prato que é um dos carros-chefes da culinária nortista, a caldeirada paraense.
A caldeirada paraense tem como ingrediente principal o peixe de água doce com nome de Piraíba, que é conhecido popularmente como Filhote. A iguaria ainda leva em seu preparo tucupi, camarão seco, patas de caranguejo e jambú.
Segundo a chef de cozinha, a experiência foi positiva, pois agregou informações, tanto para os cozinheiros quanto ao público que acompanha o reality show. “A cozinha paraense é cheia de sabor. E é muito importante ensinarmos técnicas simples e eficazes, que ajudam a harmonizar os sabores na construção dos pratos”, destaca Elisângela.
Ela ainda explica que, durante o programa, esclareceu o uso de ingredientes como a acidez do tucupi e a cocção dos frutos do mar na formulação do prato. “Quem gosta de cozinhar tem que aprender utilizar as junções das texturas e dos paladares de cada ingrediente. Com apenas algumas dicas, até o leigo pode construir pratos excelentes”, conclui a chef.
O prato apresentado durante o programa pode ser degustado no restaurante Filhote do Pará (Av. Tancredo Neves, 9, Parque Dez), de terça a sábado para almoço e jantar. Já no domingo apenas durante o serviço de almoço.
Currículo internacional
Elisângela Valle é chef de cozinha e proprietária da rede amazonense de restaurantes Roteros, o grupo é composto pelo Tambaqui de Banda, Filhote do Pará e Muy Gringo. Especialista na Cultura Alimentar Amazônica e em Ciência e Cozinha, onde trabalha junto aos laboratórios de química e tecnologia dos alimentos da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade Estadual do Amazonas.
Ela também é professora e consultora em Gestão de Custos da Mercadoria Vendida em Restaurantes e precificação de cardápio. Elisângela também é presidente da Delegação de Pesquisas em Ciência e Cozinha da Amazônia do SCWC- Science and Cooking World Congress e Master in Cuisine, formada no Le Cordon Bleu no Peru. E ainda encontrou tempo para ser doutoranda em Educação na Universidad Nacional de Rosário da Argentina (UNR) e mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE de Lisboa, em Portugal.