Cheia já preocupa no interior e na capital do Amazonas

Compartilhe

A Cheia deste ano não deve ser record mas já é preocupante . O relatório do Departamento de Operações da Defesa Civil, aponta que 15 bairros da capital serão afetados pela cheia deste ano. Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa, Puraquequara, além de 21 comunidades do rio Negro e 12 do rio Amazonas, das zonas rural e ribeirinha estão na lista . Conforme o primeiro alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizado no fim de março, a cheia deste ano está prevista para variar entre 28,49 metros e 29,19 metros.
No Estado, 13 municípios ja estão em situação de emergência.  Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Carauari, Itamarati, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, calha do Madeira, Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré e Nova Olinda do Norte. No total são 43 cidades do interior atingidas pela subida dos rios . O Serviço Geológico do Brasil deve divulgar nos dias 30 de abril e 31 de maio os próximos alertas de cheia.
Em Manaus,  a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que vai distribuir o hipoclorito de sódio, utilizado na desinfecção da água para o consumo humano, com orientação sobre o modo adequado de utilização, e  material informativo sobre as formas de prevenção das doenças.
“O objetivo principal é evitar surtos de doenças que são transmitidas por meio do contato com água ou alimentos contaminados, como é o caso das doenças diarreicas agudas e de agravos como a leptospirose e hepatite A. A Semsa também irá trabalhar na prevenção de outras doenças, entre elas o tétano acidental, dengue, zika, chikungunya e malária”, informou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira.
A cheia tradicionalmente na região Amazônica  vai até meados de julho, quando os rios começam a “baixar”

*Redação e Assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais