A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) junto aos outros setores da Prefeitura de Manaus, se adiantaram para construir as pontes em relação a cheia. As construções começaram ontem (12/04), com o objetivo de alcançar 19 locais da capital. A primeira área a obter esse serviço foi São Jorge, Zona Oeste, recebendo aproximadamente 1.400 metros de ponte, facilitando o acesso da população a cidade.
O Plano de Contingência da Operação Cheia 2022 prevê que mais de 11 mil metros de pontes sejam construídos na cidade, e com a expectativa de um evento severo, R$ 6 milhões já estão previstos para aquisição de material e logística. Ao menos 4.500 famílias devem ser impactadas diretamente.
De acordo com o coronel Fernando Júnior, secretário executivo da Defesa Civil do município, o Rio Negro não deve passar dos 30 metros. Entretanto, 29 metros já poderia causar sérios problemas para a população, por isso, é preferível evitar as situações de desalojamento por meio dessas construções.
Para Emanuel Torres, morador do beco Bragança, o primeiro a receber a instalação das pontes provisórias, o serviço antecipado da Prefeitura de Manaus vai favorecer quem vive no entorno.