Chocolate Gaudens do Pará recebeu Medalha de Bronze em Londres

Compartilhe

A  empresa paraense Gaudens Chocolate, fundada pelo chocolatier Fábio Sicília, ganhou a medalha de bronze no concurso da Academia de Chocolate de Londres (Inglaterra) com o chocolate Gaudens Cupuaçu. O evento foi realizado em dezembro, mas o resultou foi revelado no dia 3 de janeiro.

A Academy of Chocolate foi fundada em 2005 por cinco dos principais profissionais de chocolate da Grã-Bretanha, unidos na crença de que comer chocolate fino é um dos grandes prazeres da vida.

A Academia promove uma maior conscientização sobre a diferença entre o chocolate fino e o chocolate produzido em massa, que é a maioria existente no mercado.

Os objetivos da Academia são incentivar os amantes de chocolate a olhar ‘além do rótulo’ para diferenciar entre confeitos de chocolate e chocolate ‘real’; melhorar o padrão e o conhecimento do chocolate em todo o mundo, promovendo a compreensão dos ingredientes do chocolate, através da cadeia, do grão à barra (Bean to Bar); e incentivar o fornecimento transparente de amêndoas de cacau das plantações e sua produção em condições socialmente justas e ambientalmente corretas.

Imagem: divulgação

A premiação da Academia do Chocolate da visibilidade aos chocolates mais finos do mundo em diversas categorias, incluindo chocolates Bean to Bar, Chocolate ao Leite, Chocolate Branco e Chocolates Recheados.

O recorde de submissões aconteceu em 2019, quando cerca de 1.600 produtos de mais de 45 países concorreram.

O corpo de juízes é formado por chocolatiers, produtores de cacau, jornalistas, blogueiros, críticos de gastronomia e outros especialistas da indústria do chocolate. Os juízes deliberam sobre as principais categorias. De acordo com a nota obtida, um julgamento adicional por um júri supremo considera os vencedores de ouro e determina os vencedores do prêmio especial.

Critérios avaliados para determinar os vencedores de ouro, prata e bronze em cada categoria: Aparência / Técnica Decorativa; Profundidade de aroma e sabor / Formulação / Conceito; Execução; Complexidade; Equilíbrio de sabor; Persistência / Retrogosto / Acabamento; Impressão geral; Processo de Julgamento.

O processo de julgamento é rigoroso e exigente. Cada produto é pontuado com base em uma variedade de atributos. No mínimo sete juízes individuais avaliam cada produto, classificando cada atributo em conceitos Excelente, Bom, Médio, Fraco ou Muito Fraco.

Essas avaliações são convertidas em pontuações numéricas, para dar uma pontuação total para cada produto. A pontuação é convertida no nível de premiação correspondente.

É importante considerar que, no ano de 2022, de acordo com os exigentes padrões da Academia do Chocolate, na categoria Barra de chocolate branco aromatizada,  que o chocolate branco com cupuaçu Gaudens concorreu, nenhum chocolate recebeu medalha de ouro.

Junto com a Gaudens, oito chocolates atingiram a pontuação para receber a medalha de bronze e apenas 3 chocolates receberam a medalha de prata na edição 2022.

Mais informações sobre os produtos Gaudens acesse: https://gaudens.com/gaudens

*com informações de Denise Rohnelt Araujo, Letras Saborosas

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais