Cia de circo promove espetáculo em escola do bairro Nova Cidade

Cia de circo promove espetáculo em escola do bairro Nova Cidade
Foto: Paulo Dessana
Compartilhe

A Circo Caboclo, companhia independente amazonense, realiza nesta terça-feira (28/02) uma apresentação adaptada de um espetáculo circense na Escola Estadual Zilda Arns Neumann, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus.

O projeto faz parte da “Experiência Flutuante — Espetáculo acrobático”, uma proposta artística que mescla acrobacia, a dança, a música e a atuação em cena.

A “Experiência Flutuante — Espetáculo acrobático” tem o patrocínio do Banco da Amazônia. Com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin) e do Studio W, estúdio de instrumentos musicais que une a sustentabilidade e a paixão por música.

 

Aproximar a periferia da cultura das artes

Cia de circo promove espetáculo em escola do bairro Nova Cidade
Foto: Paulo Dessana

O objetivo da apresentação na escola é interagir com a comunidade, estimular e incentivar os estudos, ajudando com a valorização da cultura e das artes. Contribuindo com os esforços conduzidos pelas escolas públicas para a transformação social, por meio da educação e da cultura.

“Vamos fazer esse papel de fazer nosso espetáculo acessível e num espaço de formação, de educação. A apreciação de um espetáculo é uma atividade que colabora com a formação dos estudantes, uma atividade educadora que faz parte da educação, por meio da cultura. Nessa atividade, levaremos o espetáculo para um lugar que não é central, onde não é comum a chegada de atividades artísticas como essa. A nossa expectativa é uma boa recepção, esperamos também uma experiência interessante para nós e para os alunos, que apreciarão o espetáculo. Na escola, há todo o trabalho de descentralização das apresentações e a colaboração na educação dos estudantes, além da acessibilidade ao permitir que essas pessoas consigam desfrutar de um espetáculo artístico circense nas suas escolas”, explica o acrobata Jean Winder.

Conforme a produtora do Circo Caboclo, Amanda Magaiver, a proposta é ainda trazer um espetáculo para estudantes de zonas periféricas de Manaus, onde os moradores, muitas vezes, não têm contato no seu dia a dia. Amanda conta ser uma meta da companhia independente também contribuir como educadores na área artística.

“A iniciativa do projeto experiência flutuante, com apoio do banco Basa, é um ponto de partida para Cia Circo Caboclo, que tem seus integrantes, na maioria, formados em escolas públicas da periferia manauara. Esse tipo de ação é o que gostaríamos de ter tido quando éramos adolescentes, é a nossa devolutiva para nossas raízes. Já estamos pensando outras atividades para estreitar essa relação com as escolas da periferia de Manaus. Somos um grupo formados também por arte-educadores, essa é uma das nossas preocupações como contrapartidas sociais”, destaca.

No elenco, estão os acrobatas Jean Winder e Laísa Silva, na música Alexandre da Amazônia, Cícero Benedito e Wilkerson Lima, iluminação de Daniel Ferrat, com a produção de Jean Winder e Amanda Magaiver (Manaus), além de Yure Lee (Belém). Cícero Benedito também como videomaker e fotógrafo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais