Cinema brasileiro é homenageado na Cidade do México

Central do Brasil (1998) será exibido no evento. Foto: Divulgação
Compartilhe

Entre os dias 5 e 17 de julho, a Cinemateca Nacional do México promove a VI Semana do Cinema Brasileiro. Durante o evento, serão exibidos clássicos, como “Deus e o Diabo na terra do Sol”, de Glauber Rocha, e produções mais recentes, como “A memória que me contam”, de Lúcia Murat. A comemoração é realizada em parceria com a embaixada do Brasil, buscando promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

“O Brasil está entre as três maiores cinematografias sul-americanas, junto com o México e com a Argentina. Este ano, decidimos trazer um panorama histórico que vai englobar quase 90 anos do cinema brasileiro, no contexto do bicentenário da Independência do Brasil”, é o que diz Nelson Carro Rodríguez, diretor de Difusão e Programação da Cinemateca Nacional do México.

A mostra exibirá Central do Brasil, de Walter Sales, que representou o país no Oscar, em 1999, e Joaquim, filme de 2017 dirigida por Marcelo Gomes, que conta a história de Tiradentes. Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976, dirigido por Bruno Barreto e estrelado por Sonia Braga e José Wilker, foi o escolhido para a abertura do festival, que inclui filmes inéditos para o público mexicano.

“De toda a programação, Dona Flor é um filme com um tom mais leve e amável. Além disso, foi um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional no Brasil e revelou nomes importantes do cinema e da cultura brasileira, como Sonia Braga, Jorge Amado e Chico Buarque”, afirma Nelson.

O evento faz parte de uma ampla agenda cultural programada para este ano, em comemoração aos duzentos anos da independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. “Vamos realizar concertos, exposições fotográficas e trazer artistas urbanos brasileiros para produzirem trabalhos na Cidade do México, em homenagem ao Movimento Muralista Mexicano, que também completa cem anos. Seremos o país homenageado na Design Week do México e, como em anos anteriores, teremos a participação de autores brasileiros na Feira do Livro de Guadalajara, que é a mais importante da América Latina”, afirma Gustavo Raposo, chefe do Setor Cultural e Educacional da representação diplomática.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais