Nesta terça (01/03), os organizadores do Festival de Cannes anunciaram a intenção de rejeitar as presenças das delegações russas na atual edição.
Segundo o comunicado, o festival “não aceitará a presença de qualquer órgão relacionado ao governo russo”, enquanto durar a invasão bélica da Rússia sobre a Ucrânia.
“Decidimos, a menos que a guerra de agressão seja interrompida com condições satisfatórias para o povo ucraniano, não receber delegações oficiais procedentes da Rússia, nem aceitar a presença de qualquer órgão relacionado ao governo russo”, informou.
A atual edição do Festival está marcada para acontecer entre 17 e 28 de maio.
Outros cenários
Na última segunda (28/02), festivais de cinema na Europa também anunciaram a retirada de produções russas ou que tiveram financiamento do governo de Putin de suas programações.
O Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, que acontece entre os dias 2 e 13 de março, informou a remoção de dois filmes: “No looking back”, de Kirill Sokolov, e “The execution”, de Lado Kvataniya, serão substituídos no evento.
Já o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, na Suécia, afirmou que não deve incluir na programação filmes que receberam financiamento do governo russo, enquanto a guerra continuar.
Fonte: g1.