Cinema itinerante movido a energia solar quer democratizar acesso às produções audiovisuais

O Cinesolar funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica. Foto: Divulgação/Cinesolar
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No mês de maio, o CineSolar – Rede Brazucah, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, promove sessões gratuitas em mais de 20 cidades, nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Piauí. A programação completa está disponível em www.facebook.com/brazucah

O objetivo do projeto, que percorre todo o país, é democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

O CineSolar chega às mais diversas cidades por meio das vans batizadas de Tupã e Mahura, grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento que garante 20 horas de autonomia. Cada sprinter carrega 110 assentos e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Sices Solar e da Clarios – com as Baterias Heliar e Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. Regionalmente, também conta com patrocinadores para viabilizar as exibições.

O Cinesolar carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. Na sessão, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo, que tem muitas atrações para toda a família. Foto: Divulgação/Cinesolar

A coordenadora de Marketing da Clarios, Paula Consani, ressalta que a Clarios acredita na importância da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente e, por isso, está sempre buscando desenvolver ações que proporcionem esses mesmos ideais para a população. O CineSolar é um exemplo disso.

“A proposta do CineSolar une arte, cultura e sustentabilidade e se soma às inúmeras iniciativas da Clarios no Brasil e no mundo que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU”, comenta.

Todas as sessões do CineSolar têm entrada gratuita e distribuição de pipoca. Além de assistir aos filmes, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.

Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas.

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