Cinquenta mil alunos da rede estadual retornam, a partir de segunda-feira (23/11)

FOTO: Tácio Melo/Secom
Compartilhe

Doze municípios da Região Metropolitana de Manaus retornam com aulas presenciais, na segunda-feira (23/11). Assim como aconteceu na capital, no último mês de agosto, a retomada no interior acontecerá com atividades remotas e presenciais e respeitando uma série de protocolos de segurança em saúde, estipulados em conjunto pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Retornam às aulas presenciais, na segunda-feira, 73 escolas dos seguintes municípios: Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Autazes, Presidente Figueiredo, Silves, Itapiranga e Manaquiri. O retorno é válido para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Todas as unidades da rede estadual dessas cidades foram devidamente adequadas para a retomada das atividades, com a instalação de pias e dispositivos de álcool gel/sabão e a sinalização, em todos os ambientes das escolas, dos principais protocolos de segurança em saúde, destacando as medidas de distanciamento social, higienização correta das mãos e uso obrigatório de máscaras de pano.

Nas salas de aula também foram feitas adequações: as carteiras foram reorganizadas respeitando o distanciamento seguro e a nova quantidade de alunos por turma (de 50%). E, nos refeitórios, sinalizações indicam onde sentar e não sentar.

Assim como aconteceu em Manaus, as turmas do interior foram divididas em blocos (A e B), que se revezarão entre as atividades presenciais e as remotas. Às sextas-feiras, não haverá aula nas unidades, sendo esse dia reservado para o Horário de Trabalho Pedagógico (HTP) dos professores. A decisão, no entanto, não implica que os estudantes não terão atividades pedagógicas para realizar em casa.

As equipes escolares do interior já informaram aos alunos os blocos aos quais eles pertencem. Caso o estudante ou o pai/responsável não saiba, ainda, ele pode entrar em contato com a gestão da escola. É importante que todos se mantenham atentos aos meios de comunicação (telefone, aplicativos de mensagem instantânea etc.) para que recebam as devidas orientações a respeito do retorno das aulas.

Proteção – As máscaras de pano, juntamente com o álcool gel, são os itens mais eficazes no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Por isso, no primeiro dia de aula, a Secretaria de Educação distribuirá duas máscaras para cada estudante. O item deverá ser trocado na metade do dia e levado para casa, para ser lavado corretamente com água e sabão.

Embora a distribuição das máscaras aconteça logo no primeiro dia de atividades, é fundamental que o aluno vá à escola usando uma, cobrindo toda a boca e o nariz.

Temperatura – Outra mudança importante adotada pela Secretaria de Educação é o aferimento da temperatura corporal de toda a equipe escolar. Ao chegarem na unidade de ensino, os alunos terão a sua temperatura aferida.

Aqueles que registrarem acima de 37,5º C deverão aguardar, repetir a medição e, caso ainda siga alta, serão encaminhados por um funcionário para aplicação do protocolo de segurança, que consiste em isolar o estudante dos demais e acionar os pais e ou responsáveis.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais