Circuito Culturas Indígenas promove debate sobre participação dos povos originários na construção das políticas públicas

Evento integra a 16ª edição da Aldeia Multiétnica e possibilitará o diálogo entre essa população e representantes do MinC. FOTO: Filipe Araujo / MinC
Compartilhe

Nos dias 18 e 19 de julho, a Chapada dos Veadeiros (GO) será palco do Circuito Culturas Indígenas – 20 Anos de Cultura Viva. Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), o Centro de Estudos Universais AUM e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, a ação celebra a diversidade dos povos originários e amplia a participação deles na construção das políticas culturais.

 

 

 

“A presença do MinC demonstra o compromisso com a implementação das políticas culturais voltadas aos povos indígenas, assegurando que suas necessidades e demandas sejam efetivamente ouvidas. Além disso, reforça o apoio institucional necessário para o conjunto de ações que estão sendo construídas na execução de programas de formação e inclusão digital, essenciais para o desenvolvimento das comunidades indígenas”, avaliou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

 

 

 

Durante os dois dias de programação, representantes do MinC vão dialogar com as lideranças indígenas sobre a criação do Grupo de Trabalho (GT) que irá debater a inclusão dessa população na construção das políticas públicas, a elaboração do Plano Nacional das Culturas Indígenas e a organização do III Fórum Nacional das Culturas Indígenas, previsto para 2025. Também estão na pauta a Política Nacional Cultura Viva (PNCV), a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

 

 

 

O Circuito integra a 16ª edição da Aldeia Multiétnica, um encontro que promove a partilha de conhecimentos entre diversas etnias e oferece aos não-indígenas a oportunidade de conhecerem de perto as culturas desses povos. Esse evento teve início no último dia 12 e continuará até o dia 20 de julho, com uma programação rica em apresentações culturais, rodas de conversa e palestras.

 

 

 

Segundo a diretora da Promoção da Diversidade Cultural, Karina Gama, os dois eventos têm “papel vital no fortalecimento da identidade cultural dos povos indígenas e no reconhecimento de seus direitos”. E completou: ”Por meio dessas iniciativas poderemos compreender a importância da diversidade cultural que deve ser respeitada e valorizada”.

 

 

 

Acesse a progamação

 

 

 

 

 

 

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais