A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) iniciou, neste mês, mais um projeto de sustentabilidade voltado para a coleta seletiva. Nesta quinta-feira (02/06), durante a Semana do Meio Ambiente, o secretário da Semulsp, Altervi Moreira, entregou o coletor de garrafas PET no trevo da Compensa, na avenida Brasil, zona Oeste da cidade. A meta é instalar coletores em diversos pontos de Manaus.
Para facilitar a identificação visual por parte da população, os coletores terão formato de pirâmide, sendo toda gradeada com as cores do mosaico da prefeitura. A ação tem o objetivo de fortalecer a cultura de reciclagem e diminuir o fluxo de garrafas direcionadas para rios, igarapés e aterro sanitário.
“Estamos entregando o primeiro coletor de garrafas PET, no trevo próximo à feira, em frente à sede da Semulsp. Esta é a primeira entrega de muitas que vamos fazer. A ideia é impedir que garrafas parem no meio do rio, queremos evitar que caiam nos nossos rios e igarapés. A população está convidada a trazer sua garrafa PET”, declarou o secretário da Semulsp, Altervi Moreira.
Como vai funcionar?
Os pontos de coleta receberão garrafas PET de qualquer tipo de bebida, tamanho e marca. O recolhimento do material será feito uma vez por semana nos locais.
Em Manaus, a coleta será realizada por meio do caminhão da Semulsp e direcionadas para cooperativas e associações que reciclam o material.
PEVs
O serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, ocorre todos os dias. A população pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 25 pontos de entrega voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus em parceria com associações e grupos de catadores, que estão espalhados em 25 pontos da cidade.
O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas PET, embalagens de tetra pack, plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.
Como serviço complementar à coleta seletiva, a Semulsp também realiza ações de conscientização porta a porta, todos os dias, no sentido de estimular a população a aderir a esse hábito e ensinar como fazer a separação e disponibilizar os produtos de forma correta. Atuando de forma similar, está o grupo Garis da Alegria, que atua na sensibilização da população.