Em 2019, um ano antes da pandemia, o turismo culinário movimentou mais de US$ 1,1 bilhão e a previsão é de que este segmento alcance US$ 1,8 bilhão até 2027, de acordo com o estudo “Culinary Tourism Market by Activity Type, Age Group and Mode of Booking: Global Opportunity Analysis and Industry Forecast, 2020-2027”.
E com o objetivo de promover o turismo como um todo, o governo colombiano desenvolveu a campanha “Colômbia a la Mesa”. O projeto é resultado de um estudo a fundo sobre a gastronomia colombiana em âmbito nacional e internacional, envolvida por características específicas e de alto padrão que naturalmente se alinham com as tendências globais.
O programa se concentra em apresentar a história por trás do prato, quem cultiva o alimento e como ele chega à mesa. É uma culinária que favorece o consumo de produtos locais, que são cultivados de forma sustentável e que privilegiam a qualidade do sabor.
A culinária colombiana conta com chefes renomados como Leonor Espinosa, colombiana e proprietária do restaurante “Leo”, em Bogotá, foi eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo de 2022, pelo prêmio The World’s 50 Best Restaurants (https://www.theworlds50best.
Destaque também para a culinária colombiana representada pelo restaurante “Leo”, da própria chef, votado em oito edições dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e o primeiro restaurante colombiano a entrar no The World’s 50 Best Restaurants, em 2019, garantindo inclusive a posição de número 46 no ranking de 2021.
“Muitos de nossos restaurantes, que fazem parte das listas mais prestigiadas e dos melhores do mundo, adaptaram sua oferta para que os visitantes possam desfrutar de uma cozinha inovadora que combina receitas tradicionais e contemporâneas, ingredientes locais e a criatividade de nossos chefs dispostos não só a cozinhar um prato, mas a contar a história por trás dele”, disse Nicolás Casasfranco, Cônsul Comercial da Colômbia no Brasil e diretor geral da ProColombia Brasil.