Com apenas um contra, veja como bancada amazonense votou MP do Contrato de Trabalho

Bancada amazonense
Bancada amazonense (Divulgação)
Compartilhe

A medida provisória que flexibiliza o pagamento de direitos trabalhistas e contribuições sociais para facilitar a contratação de jovens de 18 a 29 anos e trabalhadores com mais de 55 anos, foi aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira, 15, com a maioria da bancada amazonense favorável ao texto, que segue para aprovação do Senado Federal.

Apenas o deputado federal José Ricardo (PT-AM) votou contra a MP do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. O deputado Silas Câmara (Republicados-AM) não votou porque está em casa, de quarentena, por ter testado positivo para o novo coronavírus.

Em nota enviada pela assessoria de José Ricardo ao Portal da Marcela Rosa, José Ricardo esclareceu o motivo de ter votado contra e disse que a MP retira direitos dos trabalhadores e mexe nas legislações trabalhistas e previdenciária.

“A justificativa para essa aprovação é a de gerar empregos, a mesma promessa feita nas reformas trabalhistas, previdenciária e na terceirização, mas o que se viu foram perdas de empregos em todo o país. Essa conta não pode ser paga apenas pelo trabalhador. Fui o único da bancada do Amazonas a votar contra a medida, pelas perdas que vão gerar, e apresentei cerca de 20 emendas para tentar amenizar o prejuízo causado à população, mas, infelizmente, não foram aprovadas”, esclareceu o deputado por meio de nota.

Segundo o político, em meio à pandemia sem precedentes no país do novo coronavírus, a MP penaliza ainda mais o trabalhador brasileiro. “Um duro golpe contra todos e todas”, disse.

José Ricardo destacou ainda as principais mudanças da medida, que são: “as empresas não irão mais recolher a previdência, o que irá comprometer a aposentadoria dos trabalhadores; somente será considerado acidente de trabalho no percurso casa-emprego, se ocorrer no transporte do empregador. E a proposta coloca acordos coletivos acima de jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), não importando se o acordo coletivo beneficie ou exclua ainda mais direitos trabalhistas previstos nas leis e em súmulas trabalhistas”, enfatizou.

Para o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade-AM), que votou sim para a medida, o texto do contrato verde e amarelo foi bastante melhorado pela Câmara dos deputados em relação à Medida Provisória 905, de 2019, e dará mais oportunidade ao primeiro emprego para os trabalhadores.

O deputado federal delegado Pablo (PSL-AM), que também votou favorável ao Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, disse que seu voto se justifica porque é um programa que concede incentivo às empresas que contratarem jovens entre 18 e 29 anos, além de trabalhadores com idade igual/maior de 55 anos.

“O que é um ganho significativo para a grande parte dos brasileiros nessas faixas de idade que estão desempregados. Além disso, amplia o acesso ao crédito de microempresários, que já estão passando por dificuldades devido à crise”, concluiu.

Veja como foi o voto dos parlamentares do Amazonas:

Átila Lins (PP-AM) – votou SIM

Bosco Saraiva (SOLIDARIEDADE-AM) – votou SIM

Cap. Alberto Neto (REPUBLICANOS-AM) – votou SIM

Delegado Pablo (PSL-AM) – votou SIM

José Ricardo (PT-AM) – votou NÃO

Marcelo Ramos (PL-AM) – votou SIM

Silas Câmara (REPUBLICANOS-AM)

Sidney Leite (PSD-AM) – votou SIM

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais