Com Bolsonaro filiado, PL sonha ter “maior bancada do Brasil”

O liberal sempre está atrás do petista nas pesquisas, mas diferença vem diminuindo - Foto: Isac Nóbrega
Compartilhe

Deputados e senadores do PL já começaram a calcular o impacto que a filiação do presidente Jair Bolsonaro, até então sem partido, trará para as bancadas da legenda no Congresso Nacional. Entre projeções e palpites, parlamentes acreditam que a ida do chefe do Executivo federal à sigla de Valdemar Costa Neto poderá torná-la a “maior bancada” do Parlamento.

Na Câmara, os cálculos dos liberais apontam que a chegada de Bolsonaro poderá puxar, pelo menos, 20 novas filiações. Atualmente, o Partido Liberal conta com 43 deputados e, caso a migração partidária se confirme, a nova legenda do presidente poderá somar 63 deputados, superando o PSL que hoje figura como maior sigla da Câmara, com 54 parlamentares.

As projeções internas do PL indicam que será justamente do PSL, sigla na qual Bolsonaro elegeu-se presidente em 2018, que virá grande parte dos novos filiados. A avaliação é de que parlamentares do partido de Luciano Bivar que foram eleitos com o apoio de Bolsonaro aproveitarão a filiação do chefe do Executivo para “virarem a casaca”.

Uma vez confirmada a debandada dos bolsonaristas do PSL, será a primeira derrota da União Brasil, “superpartido” resultado de processo de fusão entre a legenda e o Democratas. A nova sigla nasceu justamente da vontade de seus respectivos presidentes em turbinar a bancada dos partidos, projetando-a como a maior do Congresso.

“Maior bancada do país”
Ao Metrópoles, o vice-líder do PL na Câmara, deputado federal Capitão Augusto (SP), resumiu a filiação de Bolsonaro ao partido como um “casamento bom para as duas partes”. “Será bom para os dois. Ao PL, será positivo poder eleger um presidente de seu partido e a Bolsonaro será excelente ter um partido grande, capaz de lhe dar capilaridade”, explicou.

O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública se mostrou otimismo com o efeito que a filiação do mandatário do país trará à bancada do PL na Câmara.

“Nós estamos estimando que vamos ter a maior bancada do Brasil, com mais de 60 deputados. Teremos pelo menos de 15 a 20 deputados do PSL vindo para o PL. Vamos nos fortalecer e aumentar, em muito, nossa bancada”, comemorou o deputado.

Para o liberal, é difícil que a União Brasil possa fazer frente ao PL. “A fusão deles considera, hoje, os deputados eleitos pelo PSL, mas que deverão sair na próxima legislatura. Não chegarão a 40 deputados”, projetou o parlamentar.

Na Câmara, o Partido Liberal já dá como certas duas filiações: a de Carla Zambelli (SP) e Eduardo Bolsonaro (SP) – ambos eleitos pelo PSL. Ao que tudo indica, a dupla deverá concorrer à reeleição pelo novo partido do presidente da República. A expectativa é de que a saída dos paulistas puxe a fila de saídas do PSL.

Em contrapartida, há deputados do PL que sinalizaram a possibilidade de deixar o partido após confirmada a chegada de Bolsonaro. Entre eles, está o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (AM). Recentemente, o deputado amazonense defendeu que “não estará no mesmo palanque de Bolsonaro“.

No Senado, a matemática inclui as chegadas de Flávio Bolsonaro (RJ), hoje no Patriotas, e a possibilidade de eleger outros dois senadores pelo partido já em 2022. Atualmente, a bancada conta com quatro senadores, sendo dois com mandatos até 2023 e a outra dupla com mandato até 2027.

Um dos principais articuladores da ida de Bolsonaro ao PL, o senador Wellington Fagundes (MT) destacou o potencial de expansão das bancadas do partido no Congresso. “A filiação fortalece o PL, que deve receber inúmeros quadros. O PL tem hoje a terceira maior bancada de deputados federais e um bancada forte no Senado. É um partido organizado e que está pronto para o desafio da reeleição, abrigando o presidente e seus demais aliados”, defendeu o parlamentar.

 

Metrópoles*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais