Com diagnóstico de demência, Mauricio Kubrusly vive na Bahia: ‘Memória se foi’

Maurício Kubrusly atualmente tem 77 anos. Foto: Renato Miranda / TV Globo / Divulgação
Compartilhe

O jornalista Maurício Kubrusly (77), foi homenageado no terceiro episódio da série especial sobre os 50 anos do Fantástico, no último domingo.

O jornalista foi diagnosticado há alguns anos com demência frontotemporal (DFT). Essa é a mesma doença do ator Bruce Willis, que anunciou a aposentadoria em 2022. Hoje Kubrusly vive no sul da Bahia com a esposa, Beatriz Goulart, e com Shiva, o simpático cachorro que o acompanha na praia.

“Maurício Kubrusly deixou para trás São Paulo para mergulhar na natureza, o que tem sido um bom remédio para lidar com a Demência Fronto Temporal (DFT), que foi diagnosticado há alguns anos. A memória se foi mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”, afirma o texto do Fantástico.

 

Maurícia Kubrusly comandou o quadro 'Me Leva, Brasil', no Fantástico, entre 2000 e 2016 — Foto: Reprodução

Mauricio trabalhou durante 34 anos na Rede Globo, suas famosas matérias, no quadro “Me Leva Brasil”, para o programa, conquistaram a audiência. Maurício cobriu eventos importantes para a emissora, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, cerimônias do Oscar e festivais de rock, além de contar suas histórias para o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, semanalmente no CBN Brasil.

 

O que é a demência frontotemporal?

 

A DFT é uma doença neurodegenerativa que ocasiona a perda progressiva das funções cerebrais. Em geral, surge em pessoas com idade média entre 45 e 65 anos, e sua evolução varia de pessoa para pessoa.

Como as outras demências, a DFT não possui cura, no entanto, existem maneiras de controlar os sintomas. Uma equipe multidisciplinar com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pode ajudar no tratamento. A DFT também é uma demência mais rara e tem um componente genético (hereditário).

Sintomas?

  1. Personalidade alterada
  2. Comportamento social prejudicado
  3. Dificuldade na regulação das próprias emoções e impulsos
  4. Problemas de linguagem
  5. Problemas de memória

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais