Com grande audiência e relevantes discussões, Ouvidoria do TCE-AM encerra 5º Simpósio Nacional de Ouvidorias

Foto: divulgação
Compartilhe

Os dois dias do 5º Simpósio Nacional de Ouvidorias, promovido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), chegaram ao fim com assinatura de termo de acordo com a Presidência da República, troca de experiências e resultados alcançados.

O evento foi marcado por grande audiência nas redes sociais e participantes convidados, de forma, limitada, no auditório da Corte de Contas.

“Sabemos que nossa Ouvidoria tem trabalhado, incansavelmente, em evoluir o trabalho no Amazonas, sendo inclusive exemplo para o país. Nesta edição do Simpósio, conseguimos reunir experientes atores do controle externo nacional e estudiosos do Direito para discutir o atual cenário das Ouvidorias e a evolução tecnológica trazida, sobretudo, a partir do distanciamento social”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

Ao encerrar o simpósio, o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, ressaltou a importância das discussões para engradecer o trabalho das Ouvidorias.

“Tivemos a oportunidade de falar de coisas interessantes, coisas novas, como a inclusão do cidadão no controle social através das novas tecnologias, governança pública. Temos aprimorado nossas técnicas, vamos avançar cada vez mais”, frisou o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro.

Discussões

O simpósio foi dividido em três painéis, cada um deles mediados por ouvidores relevantes no cenário nacional.

A primeira mesa, mediada pelo presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Gilberto Jales, trouxe discussões do cenário, avanço, e desafios da ouvidoria brasileira. Além do mediador, participaram como debatedores o secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Sá Teles; a presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários, Luciana Bertachini; e a ouvidora do Sistema Único de Saúde, Danielle Ventura.

Já a segunda mesa, mediada pelo ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus, vereador Amom Mandel, tratou sobre a “Cidadania Digital, Governo Digital e Eficiência Pública”.

O painel contou com palestra do juiz de direito do TJ-DFT, Samer Agi, e debate com o pesquisador nas áreas de Governo Aberto e Transformação Digital, Thiago Ávila; e o doutor em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Jeibson dos Santos Justiniano.

A terceira e última mesa contou com mediação do Ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, e debates da mestra Christianne Stroppa, da doutora, Ana Maria Pedreira, e da doutora Vivian Gregori. Ao fim, o conselheiro do TCE-CE, Edilberto Carlos Lima realizou a palestra de encerramento.

Acordo de cooperação

Também durante o simpósio, o TCE-AM celebrou um acordo de cooperação com a Presidência da República com o objetivo de promover atividades conjuntas e troca de experiências como forma de potencializar as gestões na área do Controle Interno, auditorias, corregedoria e ouvidoria.

O acordo foi assinado pelo conselheiro Érico Desterro e o secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Teles.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais