Com início da vazante, Prefeitura começa a retirar as pontes do Centro

Pontes começaram a ser retiradas. Foto: João Viana / Arquivo Semcom
Compartilhe

O rio Negro começa o processo de vazante. Neste ano, o rio enfrentou uma cheia histórica, sendo a 4ª maior já registrada, com pico no dia 22 de junho, chegando a 29,75 metros. Nesta quarta-feira (06/07), o nível das águas foi registrado em 29,57 metros, o que ainda representa estado de inundação severa na capital, de acordo com a Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil municipal, que agora passa a monitorar o processo de descida das águas.

A operação Cheia 2022, para contornar problemas causados pela cheia, construiu mais de 9.500 metros de pontes em 15 bairros da área urbana e ao menos 70 localidades tiveram o seu acesso garantido, segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Fernando Júnior. “O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) oficializou o início da vazante e nós agora seguimos acompanhando os bairros junto com a Semasc, dando suporte às famílias afetadas”, disse.

Ao menos quatro mil famílias foram impactadas pela subida das águas, somando a zona rural, e 2.820 estão sendo beneficiadas pelo ‘Auxílio Aluguel – operação Cheia 2022’, com um valor de 1.200,00 reais. A Defesa Civil afirma ainda que a operação entra em uma nova fase, a de recuperação das áreas atingidas.

“Além da resposta, entramos no período de recuperação das áreas afetadas, onde colocamos as mãos da prefeitura trabalhando pela população, com o início da retirada das pontes do Centro e a limpeza”, completou Fernando.

Nesse período de vazante, a limpeza dos igarapés também deve ser intensificada e o igarapé da Cachoeira Grande, localizado no São Jorge, será o primeira a receber o serviço da SEMULSP.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura também deve começar a atuar nessa nova etapa, após a avaliação técnica, nos locais inundados que tiveram suas estruturas abaladas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais