Comissão do Meio Ambiente promove audiência pública sobre bioinsumos

O senador Wellignton Fagunes fez a solicitação das duas audiências. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Compartilhe

Pauta na Comissão de Meio Ambiente (CMA), o projeto do marco jurídico para fabricação e uso de bioinsumos (PL 3.668/2021),  será assunto de duas audiências públicas no colegiado. A primeira será realizada na terça-feira (5) às 13h30.

Entre os convidado estão Reginaldo Minaré, diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Leonardo Minaré Braúna, assessor da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil); Rogério Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO); o engenheiro agrônomo Celso Tomita; e representantes do Ministério da Agricultura, da associação Croplife Brasil (CLB) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No requerimento de audiência pública (REQ 41/2022 – CMA), o senador Wellington Fagundes. do PL, argumentou que “os bioinsumos têm potencial para aumentar a produtividade no campo e favorecer a preservação do meio ambiente, mas, para tanto, precisa respeitar critérios de biossegurança e garantir a adoção de boas práticas de manejo e produção”.

Os bioinsumos são originados a partir de substâncias de natureza vegetal, animal, microbiana e mineral usados em produção, armazenamento ou beneficiamento de produtos agrícolas e florestais.

Entre estes, se encontram as substâncias e produtos empregados como bioestimuladores, biorreguladores, semioquímicos, bioquímicos, agentes biológicos de controle, agentes microbiológicos de controle, fertilizantes orgânicos, bioestabilizantes, biofertilizantes e inoculantes.

O Projeto de Lei de nº 3.668/2021 foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que preside a CMA, para se contrapor ao PL 1.459/2022, que revoga a atual Lei dos Agrotóxicos e altera as regras de aprovação e comercialização desses produtos químicos.

Com relatório favorável do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o PL foi pautado para votação duas vezes na CMA; no segundo adiamento, na quarta(29/06), foi concedida vista regimental e aprovado requerimento de Wellington Fagundes para a realização de audiência pública sobre o tema.

Os senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em requerimentos diferentes, complementaram a lista de convidados. Devido a grande quantidade de nomes sugeridos, o presidente da CMA decidiu promover duas audiências públicas para debater o projeto.

Fonte: Agência Senado

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais