Compra com crédito via Pix é anunciada pelo Banco Central

Pix é principal meio de pagamento a microempreendedores individuais
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
Compartilhe

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou na sexta-feira (11/08) que os consumidores em breve poderão realizar compras na função crédito através do Pix, o sistema de transferências instantâneas do BC. Campos Neto enfatizou que essa funcionalidade permitirá a realização de transações sem a necessidade de usar o cartão de crédito.

Durante um evento em Curitiba promovido pela Associação Comercial do Paraná, o presidente do BC também anunciou planos para um agregador financeiro, um aplicativo que centralizará produtos e serviços bancários em um único ambiente. Isso eliminará a necessidade de ter vários aplicativos de bancos diferentes, oferecendo portabilidade e competitividade em tempo real.

O Pix, lançado pelo Banco Central em 2020 como sistema de transferências instantâneas, está sendo continuamente aprimorado. Além das operações agendadas e pagamentos recorrentes, agora se testam as compras a crédito. O BC também explora a viabilidade do uso do Pix para transações internacionais.

Em relação à proposta de acabar com o sistema rotativo do cartão de crédito, Campos Neto esclareceu que a ideia ainda está em análise e não foi finalizada. Ele mencionou ter discutido o conceito com o Ministério da Fazenda, instituições financeiras e associações empresariais, após ter mencionado o plano em uma audiência pública no Senado. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou anteriormente que os juros do cartão de crédito rotativo serão gradualmente reduzidos, visando um sistema financeiro mais saudável no futuro.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais