Equador, Chile, Espanha, México, Itália e Índia são alguns dos mais de 20 países que já inscreveram trabalhos e pesquisas na terceira edição da Conferência Internacional em Tecnologia da Informação & Educação (Icited 23), que acontece em Manaus, na Universidade Nilton Lins, nos dias 29 e 30/06.
De acordo com o coordenador do evento – promovido pelo Instituto Politécnico do Porto (Portugal), em parceria com a Nilton Lins e com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) – João Vidal Carvalho, no total 270 trabalhos já foram submetidos para análise do Comitê Científico da conferência.
“Faltando dois meses para o início, já atingimos o recorde de trabalhos inscritos que anteriormente era de 200. Isso representa cerca de mil pesquisadores diretamente envolvidos e também as grandes mudanças que estão atuando na área do ensino e da educação em todo o mundo”, destacou Carvalho.
Tecnologias
A professora e pesquisadora portuguesa Anabela Mesquita, que também integra a coordenação do Icited 23, explicou que a conferência irá abordar dois grandes temas: as novas tecnologias na educação e o uso destas ferramentas nas salas de aula e em diferentes áreas, como nas artes, filosofia e nas ciências.
“Também questionaremos a relação de todo este cenário com um mercado de trabalho que está em constante transformação digital. Como acompanhar esta evolução e como os futuros profissionais podem melhorar a empregabilidade e utilizar as novas tecnologias, como o Chat GPT e a inteligência artificial, para melhorar o desempenho dos alunos e definir o futuro da educação”, destacou Anabela.
Ainda segundo a professora, o ensino virtual e à distância, assim como a utilização de jogos e aplicativos na área educacional também serão debatidos durante o evento.
Amazônia
Também coordenador do Incited 23, Antônio Abreu destacou a importância de realizar o evento em Manaus, no coração da Amazônia.
Para Carvalho e Anabela, o principal legado que a conferência irá deixar para a cidade, e para toda a região, é o conhecimento que será gerado e que poderá ser aplicado para as futuras gerações de estudantes e profissionais. “Manaus é um lugar com grande atratividade para reunir os principais nomes do segmento sem deixar de lado, as questões ambientais, sociais e sustentáveis”.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Nilton Lins, Profa. Dra. Cleuciliz Santana, ressaltou ainda, a importância para a instituição e para o Estado da conferência, como a troca de informações e experiências entre os pesquisadores amazonenses e os participantes dos demais países.
“Esta é mais uma ação de internacionalização e de consolidação da Nilton Lins como referência nacional na área educacional, de pesquisa e extensão. É uma grande satisfação sediar um evento deste porte com a participação de instituições de todo o mundo e que certamente irá se refletir positivamente na qualidade do ensino no Amazonas e em todo o País”, acrescentou.