Muito além dos restaurantes para Turistas na Beira Mar, a capital cearense tem um robusto projeto de gastronomia social. Inaugurada no dia 29 de junho de 2018, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é fruto de uma parceria entre o setor público e o setor privado e integra o projeto de requalificação do Morro Santa Terezinha, no bairro do Mucuripe em Fortaleza no Ceará .
Com programas de formação amplos e transversais, é pioneira na história das políticas públicas do país e integra uma série de ações no campo da cultura e economia criativa.
“Especialmente, agora neste momento que a gente vive relacionado a fome, então a Escola vem cumprir um papel fundamental “, disse Selene Penaforte, Superintendente da Escola de Gastronomia Social
A Escola
Instituição da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A escola oferece formações gratuitas em gastronomia para estimular o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da gastronomia.
O programa é baseado na cultura alimentar brasileira , com cursos em confeitaria, panificação e fundamentos da cozinha. São cursos básicos, cursos profissionalizantes e laboratórios de criação, todos oferecidos de forma gratuita.
Com capacidade para receber até 5 mil matrículas por ano, a escola dispõe das mais avançadas infraestruturas de equipamentos do país, formadas por cozinha-show, cozinha de panificação, cozinha de confeitaria, cozinha para fundamentos da cozinha, biblioteca, laboratório de informática, salas de aula teóricas, terraço de eventos e restaurante de finalização.
Em cada espaço, encontram-se equipamentos, mobiliários, utensílios básicos e insumos para o desenvolvimento das competências previstas no cursos.
A Escola ainda desenvolve produtos no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar com ingredientes da horta agroecológica e do MST.
Visita da Ministra
Esta semana, a Escola, que é mantida pelo Governo do Estado do Ceará, recebeu a visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes.
A Ministra elogiou e incentivou a iniciativa e ainda provou pratos inspirados na cultura alimentar cearense, que mistura tradição e inovação.