Conheça a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Alunos na cozinha da Escola da Gastronomia Social Foto: reprodução site Escola de Gastronomia Social
Compartilhe

Muito além dos restaurantes para Turistas na Beira Mar, a capital cearense tem um robusto projeto de gastronomia social. Inaugurada no dia 29 de junho de 2018, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é fruto de uma parceria entre o setor público e o setor privado e integra o projeto de requalificação do Morro Santa Terezinha, no bairro do Mucuripe em Fortaleza no Ceará .

Com programas de formação amplos e transversais, é pioneira na história das políticas públicas do país e integra uma série de ações no campo da cultura e economia criativa.

“Especialmente, agora  neste momento que a gente vive relacionado a fome, então a Escola vem cumprir um papel fundamental “, disse Selene Penaforte, Superintendente da Escola de Gastronomia Social

A Escola 

Cursos básicos e profissionalizantes são gratuitos Foto: reprodução site Escola de Gastronomia

Instituição da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A escola oferece formações gratuitas em gastronomia para estimular o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da gastronomia.

O programa é baseado na cultura alimentar brasileira , com cursos em confeitaria, panificação e fundamentos da cozinha. São cursos básicos, cursos profissionalizantes e laboratórios de criação, todos oferecidos de forma gratuita.

Com capacidade para receber até 5 mil matrículas por ano, a escola dispõe das mais avançadas infraestruturas de equipamentos do país, formadas por cozinha-show, cozinha de panificação, cozinha de confeitaria, cozinha para fundamentos da cozinha, biblioteca, laboratório de informática, salas de aula teóricas, terraço de eventos e restaurante de finalização.

Em cada espaço, encontram-se equipamentos, mobiliários,  utensílios básicos e insumos para o desenvolvimento das competências previstas no cursos.

A Escola ainda desenvolve produtos no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar com  ingredientes da horta agroecológica e do MST.

Visita da Ministra

Ministra conhece uma das cozinhas da Escola de gastronomia Foto: Felipe Abud/Secult

Esta semana, a Escola, que é mantida pelo Governo do Estado do Ceará, recebeu a visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes.

A Ministra elogiou e incentivou a iniciativa e ainda provou pratos inspirados na cultura alimentar cearense, que mistura tradição e inovação.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais