O Museu da Amazônia (MUSA), conhecido por abrigar a torre de observação de 42 metros e que atrai muitos visitantes, dispõe para o público atualmente diversas atividades para quem deseja visitá-lo. Atrações como o serpentário, casa das aranhas, lago de vitórias-régias, viveiro de samambaias, orquidários, dentre outros, além de uma exposição paleontológica de dinossauros da Amazônia, e um jardim sensorial, que apesar de não estar ainda 100% concluído, já está disponível para visitações e observações para o público.
O MUSA pretende, em breve, inaugurar o borboletário como nova atração para os visitantes, mas, devido às chuvas que estão acontecendo na cidade, a inauguração da nova instalação segue, por enquanto, sem data de início para visitações, já que, de acordo com a assessoria do Musa, é necessário que haja sol para as borboletas equiparem o local. “As borboletas que serão inseridas são de espécies nectagívoras, que se alimentam do néctar das flores e precisam de sol pra ter energias suficiente pra voar e coletar.”- diz a assessoria.
O Musa está localizado na Avenida Margarita, 6305, bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus. As visitações acontecem de de segunda à domingo (exceto às quartas-feiras), das 08:30 até 16:00 para a compra de bilhetes de entrada, com horário de visitação até as 17:00. O valor das entradas são de R$30,00 por pessoa para as visitas sem guia, e de R$50,00 por pessoa para visitas guiadas feitas com agendamento. Cidadãos manauaras, idosos brasileiros e estudantes têm direito à meia-entrada, e crianças de até 5 anos de idade têm direito à entrada gratuita.