Conselho sugere tratamento judiciário diferenciado para pessoas indígenas

Foto: Andressa Anholete / Getty Images
Compartilhe

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana, uma resolução na qual o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) recomenda tratamento judiciário diferenciado para pessoas indígenas acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade.

Entre as orientações da resolução, está o reconhecimento de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições. A partir disso, o órgão sugere que haja intérprete em todas as etapas do processo, caso a língua primária falada pelo acusado não for a portuguesa.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Também são listadas garantias específicas aos indígenas, além das garantias processuais gerais, tais como a utilização de mecanismos de responsabilização próprios da comunidade indígena e o respeito aos costumes e tradições na aplicação de medidas cautelares e de penas restritivas de direitos.

O Estatuto do Índio prevê regime especial de semiliberdade, sendo recomendada a conversão da multa em prestação de serviços à comunidade indígena.

Também é recomendada a adequação das condições de cumprimento de pena em estabelecimento penal às especificidades culturais em matéria de visitas sociais, alimentação, assistência à saúde assistência religiosa, acesso a trabalho e educação.

Quando for necessária a realização de exame criminológico, a resolução determina este seja feito de forma multidisciplinar, com a participação de intérprete e antecedido de exame antropológico, por meio de especialista na etnia do examinado e com a devida consulta à comunidade.

O CNPCP é subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta atualmente comandada pelo ministro André Mendonça. O apoio administrativo e financeiro ao conselho é fornecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Fonte: Metrópoles

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!