Conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia é retratada em documentário

Compartilhe
O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia (PMAA) lança documentário sobre as ações e atividades de pesquisa e sensibilização ambiental que o projeto desenvolve para a conservação do boto-vermelho e peixe-boi da Amazônia, animais endêmicos da região amazônica e em perigo de extinção. O documentário pode ser assistido online pelo link do YouTube.
O documentário teve sua primeira exibição dia 19 deste mês no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), principal parceiro do PMAA, e reuniu pesquisadores, estudantes, amigos do Projeto e representantes da Petrobras, patrocinadora oficial do Projeto.
“Estamos em um momento em que a Amazônia precisa muito da nossa atenção, e para o Projeto é de extrema importância conseguir sensibilizar a sociedade para à questão da vulnerabilidade dos mamíferos aquáticos, porque sabemos que a conservação é responsabilidade de todos nós”, comenta o diretor da Ampa, Ricardo Romero.
Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia
 

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia recebe o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), tendo como principal parceiro o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa.
Segundo a coordenadora do PMAA e do LMA, a pesquisadora do Inpa Vera da Silva, membro honorário da maior organização internacional de mamíferos aquáticos, os principais objetivos do Projeto são resgatar, reabilitar e reintroduzir peixes-bois (Trichechusinunguis) aos rios da Amazônia.
“Assim como incentivar a pesquisa para entender melhor a biologia e conservação de outros dois mamíferos aquáticos da Amazônia: tucuxi (Pteronura brasiliensis) e o boto vermelho (Iniageoffrensis)”, explica.
Sobre o documentário
A produção do documentário acompanhou as principais etapas e ações que a equipe do PMAA desenvolve durante todo ano com o objetivo de promover a conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia, além de explicar os motivos pelos quais o boto-vermelho e o peixe-boi estão na lista vermelha de animais ameaçados de extinção.

Etapas importantes do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia foram documentadas passo a passo para melhor compreensão do público. “A produção conseguiu acompanhar desde o resgate do filhote, a biometria, translocação para o semicativeiro e a etapa mais importante que é a reintrodução dos animais aos rios”, disse o diretor.
Um dos temas importantes retratados na produção é a importância ambiental que os dois mamíferos aquáticos possuem para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. “No filme é possível entender não apenas a problemática de ameaça que os animais vêm sofrendo, mas também o papel ecológico que cada um tem”, finaliza Romero.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais