A 20ª edição da Semana do Pescado, um evento que visa promover o aumento do consumo de pescado no Brasil, foi anunciada pelo presidente do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), Altemir Gregolin. Desde sua primeira edição em 2004, o evento, inicialmente criado pelo Ministério da Pesca e atualmente organizado pelo setor privado, tem testemunhado um aumento no consumo de 6,5 quilos por habitante ao ano para 10 quilos por habitante/ano atualmente.
O objetivo da Semana do Pescado, que acontecerá em todo o país entre 1º e 15/09, é tornar a ingestão de pescado uma prática cotidiana entre os brasileiros. Para atingir esse objetivo, o evento trabalha na descentralização, expandindo-se para pequenos e médios municípios, e aumentando o número de pontos de venda nas cidades onde o pescado chega.
Além disso, a iniciativa visa fornecer informações aos consumidores sobre qualidade e seleção de espécies, superando obstáculos anteriores, como a falta de conhecimento sobre a variedade de peixes disponíveis. O aumento da qualidade do pescado na última década e a melhoria na fiscalização pública têm contribuído para garantir produtos de melhor qualidade para o consumo.
O evento também tem como objetivo impulsionar a indústria, visto que o aumento do consumo influencia positivamente a produção. No entanto, mesmo com um aumento de 65% no consumo em 20 anos, a produção ainda não atende a demanda interna, levando a um desequilíbrio na balança comercial do país, que passou a importar mais do que exportar pescado.
A Semana do Pescado, além de promover o consumo saudável de pescado, também beneficia a economia e a cadeia produtiva, envolvendo mais de um milhão de pescadores, 300 mil aquicultores e gerando empregos diretos na indústria. O evento também busca superar o desafio sazonal do consumo de peixe, com um aumento expressivo durante a Semana Santa, impulsionando a ingestão ao longo do ano.