Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004

Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004
Foto: Reprodução
Compartilhe

A 20ª edição da Semana do Pescado, um evento que visa promover o aumento do consumo de pescado no Brasil, foi anunciada pelo presidente do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), Altemir Gregolin. Desde sua primeira edição em 2004, o evento, inicialmente criado pelo Ministério da Pesca e atualmente organizado pelo setor privado, tem testemunhado um aumento no consumo de 6,5 quilos por habitante ao ano para 10 quilos por habitante/ano atualmente.

O objetivo da Semana do Pescado, que acontecerá em todo o país entre 1º e 15/09, é tornar a ingestão de pescado uma prática cotidiana entre os brasileiros. Para atingir esse objetivo, o evento trabalha na descentralização, expandindo-se para pequenos e médios municípios, e aumentando o número de pontos de venda nas cidades onde o pescado chega.

Além disso, a iniciativa visa fornecer informações aos consumidores sobre qualidade e seleção de espécies, superando obstáculos anteriores, como a falta de conhecimento sobre a variedade de peixes disponíveis. O aumento da qualidade do pescado na última década e a melhoria na fiscalização pública têm contribuído para garantir produtos de melhor qualidade para o consumo.

O evento também tem como objetivo impulsionar a indústria, visto que o aumento do consumo influencia positivamente a produção. No entanto, mesmo com um aumento de 65% no consumo em 20 anos, a produção ainda não atende a demanda interna, levando a um desequilíbrio na balança comercial do país, que passou a importar mais do que exportar pescado.

A Semana do Pescado, além de promover o consumo saudável de pescado, também beneficia a economia e a cadeia produtiva, envolvendo mais de um milhão de pescadores, 300 mil aquicultores e gerando empregos diretos na indústria. O evento também busca superar o desafio sazonal do consumo de peixe, com um aumento expressivo durante a Semana Santa, impulsionando a ingestão ao longo do ano.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais