Contra as fiscalizações: garimpeiros protestam em frente ao ICMBio

Polícia Federal queima balsa de garimpo ilegal no rio Tapajós durante operação Foto: Divulgação/ PF
Compartilhe

Na madrugada desta quarta (16/02), garimpeiros organizaram um protesto contra as fiscalizações ambientais, em frente ao prédio da ICMBio.

O evento aconteceu no município de Itaituba, no estado do Pará.

Na última segunda (14/02), a Polícia Federal (PF) deu início à Operação Caribe Amazônico, objetivando reprimir o garimpo ilegal nas regiões de Itaituba, Jacareacanga, Moraes de Almeida, Creporizinho e Creporizão.

Os municípios têm ligação ao rio Tapajós, e a operação busca apreender materiais e destruir maquinários utilizados na prática ilegal, bem como a repreender outros ilícitos ambientais na região.

Os efeitos da prática insustentável já tem efeitos visíveis a olho nu: no fim de janeiro, a PF instaurou um inquérito para investigar as causas da mudança de coloração do rio Tapajós, que apresenta aspecto barrento.

Resultados

Na última terça (15/02), a PF disse em nota que “até o momento já foram inutilizadas quatro pás caveiras e dois motores usados para bombear os sedimentos na extração do ouro que estavam sendo despejados nos igarapés que deságuam no Rio Tapajós, poluindo o rio”.

Na semana anterior, a PF já havia deflagrado a Operação Alerta Amazônia 2, objetivando, principalmente, combater desmatamentos com uso posterior de fogo, ocorridos no interior da Floresta Nacional de Altamira, em Itaituba.

Conforme a PF, dentro da floresta foram identificados mais de 2 mil hectares de área desmatada.

Fonte: ((o))eco.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais