Coreia do Norte faz novos testes com mísseis de curto alcance

Reprodução
Compartilhe

A Coreia do Norte fez mais dois lançamentos de mísseis de curto alcance nesta quinta-feira (27), no sexto teste do tipo só em 2022, denunciou Seul. Os projéteis foram disparados de dentro e próximo de Hamhung, na parte oriental do território, e caíram no Mar do Japão.

Ainda conforme os militares sul-coreanos, os vetores voaram por cerca de 190 quilômetros a uma altitude máxima de 20km. Pyongyang ainda não confirmou os lançamentos.

“Para mais detalhes, as autoridades de Inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão conduzindo uma análise detalhada”, informou em nota o Comando do Estado-Maior.

O comunicado ainda destaca que as forças armadas estão “mantendo sob controle os relativos movimentos norte-coreanos e mantendo uma postura de prontidão”.

Sobre o tipo dos mísseis lançados, Seul afirma que estão analisando “todas as possibilidades”, incluindo lançadores múltiplos. Porém, a maior probabilidade é que sejam dois mísseis de curto alcance, disparados separadamente, com destino à ilha de Al, ao largo da cidade de Rason.

O Conselho de Segurança Nacional de Seul realizou uma reunião de emergência após os testes e definiu o último lançamento como algo “muito deplorável”.

Em nota, o Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos afirmou que está consciente “dos lançamentos de mísseis balísticos”, mas avalia que a operação “não constitui uma ameaça imediata para os funcionários ou o território dos EUA ou dos aliados”. Contudo, o órgão condenou o exercício “que tem um impacto desestabilizador no programa de armas ilícitas”.

Na última terça-feira, Pyongyang lançou ao menos dois mísseis de cruzeiro de uma área interna do seu território. Nos dias 5 e 11 de janeiro, foram disparados vetores hipersônicos. No dia 14 de janeiro, foi a vez do míssil KN-23, criado sobre o vetor balístico russo Iskander; no dia 17, foi a vez da versão norte-coreana do sistema de mísseis táticos do exército norte-americano (Atacms), conhecido como KN-24.

Os constantes testes com mísseis em 2022 fizeram os EUA ampliarem as sanções contra o regime de Kim Jong-un e afastam cada vez mais a chance de negociações de paz para a península coreana.

As conversas estão paralisadas desde 2019, após Donald Trump abandonar de maneira abrupta uma reunião com o ditador norte-coreano no Vietnã. Naquele período, após a desistência de Trump, o regime de Pyongyang fez uma série de testes com mísseis equivalentes aos atuais.

Ansa*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!