Corona avança no interior do Amazonas e pacientes são transferidos para Capital

Nesta sexta-feira, dois pacientes graves do município de Presidente Figueiredo, na Região Metropolitana, e quatro pacientes de Parintins foram transferidos para Manaus.
Dois pacientes de Presidente Figueiredo foram transferidos nesta sexta para Manaus
Compartilhe

O interior do Estado segue com números preocupantes e cada vez mais enviando pacientes de Covid-19 para a capital. Nesta sexta-feira, dois pacientes graves do município de Presidente Figueiredo, na Região Metropolitana, foram trazidos de ambulância para capital e quatro pacientes de Parintins tiveram a transferência solicitada pela justiça também para Manaus.

Manacapuru é o  o segundo município do Amazonas com maior número de infectados pelo Covid-19: 62 pacientes confirmados.

Na cidade dos bumbás, os números também são preocupantes, principalmente por causa dos óbitos. 179  casos são monitorados na ilha .Seis casos foram confirmados na cidade, incluindo duas mortes de pacientes levados para  Manaus, conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na manhã desta sexta-feira (10/4).

Os dois pacientes de Presidente Figueiredo estavam em isolamento, mas apresentaram piora, segundo a Coordenadora de Vigilância em saúde do Município, Rosilene Santarém. “Eles começaram a apresentar saturação e achamos por bem transferir para Manaus, antes que piorassem ainda mais”, explicou a coordenadora.

A FVS divulgou que dos 118 casos confirmados no interior do estado, 62 são em Manacapuru ,11 em Itacoatiara, 11 em Iranduba, 7 em Santo Antônio do Içá , 6 de Parintins,  5 em São Paulo de Olivença ,3 em Tonantins, 2 em Careiro da Várzea , 2 em Tabatinga, 2 em Anori e 2 em Presidente Figueiredo. Cinco municípios têm um caso cada:  Novo Airão, Manicoré, Maués, Boca do Acre e Tefé .

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

 

Segundo um levantamento divulgado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) na última quinta-feira, 51 prefeituras do interior do Estado já publicaram decretos de Alerta, Emergência ou Calamidade nas últimas duas semanas, diante da pandemia de Covid-19 (coronavírus).

Fazem parte dos municípios que estão em Estado de Calamidade: Amaturá, Beruri, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Codajás, Nhamundá, Tapauá e Tefé, além da capital Manaus, que decretou no dia 23 de março.

Em Estado de Emergência estão 46 municípios no Amazonas, entre eles Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira e em Alerta dois municípios (Tabatinga e Urucará).

Anamã, Barcelos, Eirunepé, Japurá e Novo Aripuanã ainda não publicaram qualquer tipo de decreto.

 “Na prática, com os decretos, os gestores podem agir de forma mais rápida e eficaz, propor iniciativas e normas para a população, ao mesmo tempo em que reduz a burocracia e o acesso a recursos e aos órgãos públicos, principalmente na esfera federal”, disse Junior Leite, prefeito de Maués e presidente da Associação dos Municípios do Amazonas.

 

*Redação com a Colaboração de Jackson Salvaterra

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais