O corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, ordenou a abertura de uma reclamação disciplinar contra o promotor de justiça Walber Nascimento, após acusações de que ele comparou uma advogada a uma cadela durante um julgamento em Manaus, na terça-feira (12/09).
Um vídeo viralizado nas redes sociais mostra o promotor se defendendo diante do tribunal, argumentando que não ofendeu a advogada, mas expressando que, no quesito de lealdade, não poderia compará-la a uma cadela, pois o animal seria mais leal: “Comparar vossa excelência a uma cadela é, de fato, ofensivo, mas não à vossa excelência e sim à cadela”.
O corregedor considerou a prática como misógina e uma possível infração disciplinar decorrente do não cumprimento de dever funcional. Ele ordenou a instauração da reclamação disciplinar e solicitou que o promotor se manifeste sobre o caso em 10 dias.
A Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim) também pediu ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que afaste Walber do tribunal do Júri durante as investigações.