Um canal secreto de denúncia para mulheres vítimas de violência foi criado pelos Correios. A empresa federal anunciou a iniciativa, na sexta-feira (08/03), como parte da reestruturação dos canais digitais da estatal, que também pretende apresentar soluções de certificação digital em breve.
A ideia da medida é fazer com que o aplicativo seja um ambiente seguro e pouco suspeito para que vítimas de todo o país possam pedir ajuda.
O canal em questão deverá se conectar a uma central específica, que atenderá via What’s App ou telefone, pelo número 180.
O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, conta que o projeto faz parte da agenda transversal de mulheres no Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027, divulgada pelo governo federal no início do mês.
A previsão é que o número de mortes violentas de mulheres nas residências reduzam em 16% até 2027.
Mais de 3,7 milhões de usuários ativos por mês utilizam o aplicativo do Correios, segundo Santos, e aproximadamente 320 milhões de usuários acessam os serviços mensalmente.
Correios pretende transformar app em ferramenta de denúncia
Em nota, o presidente defendeu: “Como empresa pública presente em todo o país e proprietária de canais que registram milhões de acessos por dia, decidimos transformar o aplicativo em mais uma ferramenta de combate à violência contra a mulher”.
Vale destacar que, nos primeiros 10 meses de 2023, o disque 180 recebeu 74 mil denúncias de violência contra mulheres. Já o Canal de Atendimento à Mulher, que registra atendimentos por meio do What’s App, recebeu cerca de 5.204 denúncias, segundo o Ministério das Mulheres.
No mesmo ano, pelo menos oito mulheres foram vítimas de violência por dia, de acordo com um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança. O Observatório da Mulher contra a Violência do Senado e o Instituto DataSenado ainda ressaltam que 61% dos casos de violência contra mulher são subnotificados.
Os Correios ainda não anunciaram quando que o serviço passará a funcionar.