Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina

Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina
Foto: Divulgação /Semsa
Compartilhe

O boletim Observa Infância, uma colaboração entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), divulgado na sexta-feira (11/08), revela que apenas 11,4% das crianças entre 6 meses e 5 anos receberam as duas doses da vacina.

O coordenador do Observatório, Cristiano Boccolini, ressaltou que o percentual de cobertura vacinal é mais alarmante entre bebês de 6 meses a 2 anos, com apenas 2,9% destes recebendo ambas as doses. Vários fatores foram apontados como contribuintes para esses números baixos, incluindo a demora na aquisição de vacinas, disseminação de informações falsas sobre a gravidade da COVID-19 em crianças e dúvidas sobre a segurança e eficácia das vacinas.

Os dados epidemiológicos destacaram 80 mortes de crianças de até 4 anos no Brasil entre janeiro e julho de 2023, com 23 dessas mortes ocorrendo em crianças de 1 a 4 anos, representando uma média de cerca de 1 óbito por semana nesse grupo. Além disso, 2.764 hospitalizações por COVID-19 foram registradas no mesmo período, sendo 994 delas em crianças de 1 a 4 anos. Diante dessa situação, os pesquisadores enfatizam a importância de campanhas direcionadas a essa faixa etária para aumentar o acesso a informações precisas e incentivar a vacinação.

A pesquisadora Patrícia Boccolini do Unifase sugere que unidades de saúde aproveitem as visitas para vacinação regular para também aplicar a vacina contra a COVID-19. Além disso, ela propõe a expansão dos horários de funcionamento dos postos de saúde e a criação de pontos de vacinação móveis em locais de grande circulação, como shoppings e metrôs, para facilitar o acesso à imunização.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais