CPI da Saúde contradiz Governo do AM sobre falta de médicos na pandemia

Foto: Noa Magalhães
Compartilhe

No início da pandemia do coronavírus no Amazonas, no mês de abril, o Governo do Estado argumentou que não havia médicos suficientes em Manaus para cuidar de pacientes no hospital de campanha Nilton Lins. Por causa da escassez de profissionais, o Governo do Estado contratou a empresa Medplus Serviços Médicos, com sede em São Paulo, para disponibilizar uma equipe de 40 médicos vindos de outros Estados.

Mas o argumento que não havia médicos em Manaus foi desmascarado nesta segunda-feira (27) pela CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A comissão descobriu que dos 40 profissionais contratados pela Medplus, 20 eram de Manaus, o que contradiz o argumento da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) sobre a falta de médicos no Estado.

As informações foram confirmadas nesta segunda-feira (27) pelo dono da Medplus Serviços Médicos, Tiago Simões Leite, durante depoimento à CPI da Saúde. Ele confirmou que contratou os médicos em Manaus, por meio de um convite feito pelo whatsapp.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“Selecionaram os médicos por meio de um convite no whatsapp. Isso prova que a empresa não estava preparada para atender pacientes com coronavírus em Manaus”, avaliou o relator da CPI da Saúde, deputado Fausto Jr (PRTB).

A comissão também estranhou a forma como a Medplus foi selecionada pela Susam para prestar serviço ao Estado. Antes do dia 15 de abril deste ano, a empresa nunca atuou no Amazonas, portanto não havia informações sobre qualificação técnica da MedPlus.

Mesmo assim, a Susam contratou a empresa por meio de um processo indenizatório, que é ilegal na administração pública por não garantir a capacidade técnica sobre os serviços realizados. A Medplus atuou no hospital Nilton Lins do dia 20 de abril a 16 de julho, quando o hospital encerrou as atividades.

“O argumento para contratarem a empresa é que ela contrataria médicos de outros Estados, porém metade dos profissionais foi contratada em Manaus”, acrescentou o deputado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais