Cresce o número de casos graves de Covid-19 em crianças e jovens

© Governo de São Paulo/Divulgação
Compartilhe

A gravidade da Covid-19 em crianças e adolescentes com idade entre 0 e 19 anos teve um aumento considerável em relação ao ano passado. Segundo um boletim do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Figueira Fernandes, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ), publicado nesta sexta-feira 24, até agosto de 2021, foram notificadas 16.246 internações pela doença, com pacientes nesta faixa etária, quase 11% a mais do que todo o ano de 2020, com 14.638 hospitalizações. “Alertamos para a faixa etária de até um ano de idade, com o maior número de casos (4.117) e óbitos (326) por Covid-19, nos anos de 2020 e 2021”, alerta Márcio Nehab, pediatra infectologista do IFF/Fiocruz e organizador do documento. De acordo com o médico, mesmo a mortalidade infantil já sendo um problema no Brasil antes da pandemia, a situação se agravou bastante em 2020.

De um modo geral, a Covid-19 se apresenta de forma mais leve em crianças e adolescentes, mas casos graves e óbitos são cada vez mais relatados. “Em uma revisão sistemática recente sobre sinais e sintomas em crianças menores de 20 anos de idade com infecção pelo SARS-CoV-2, a proporção de infecções assintomáticas variou de 15 a 42%. Febre ou calafrios e tosse são os sintomas mais comuns e os achados clínicos se sobrepõem aos de várias outras síndromes clínicas”, explica Naheb. “Considerando outros estudos em conjunto, há evidências consistentes de que alguns adolescentes terão sintomas persistentes após o teste positivo para SARS-CoV-2 e que os sintomas de saúde física e mental estão intimamente relacionados”, completa.

Os pesquisadores alertam ainda para a necessidade de estudos específicos para a população pediátrica. Segundo o médico, é preciso também acelerar o desenvolvimento de vacinas para crianças e adolescentes, de modo a garantir segurança imunológica suficiente para o retorno de atividades escolares presenciais ou de convívio social. “Pesquisas específicas para este público vão possibilitar a avaliação da magnitude dos efeitos da pandemia na saúde física, mental e econômico-social das crianças e adolescentes. Serão fundamentais para que se possa ter uma melhor percepção destes impactos no curto, médio e longo prazo e, desta forma, se possa propor e implementar medidas de proteção ou de minimização destes efeitos para esta e futuras gerações do período pós-pandemia”, acrescenta.

Vacinas para adolescentes

No dia 15 de setembro, o Ministério da Saúde anunciou a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades, entre 12 e 17 anos. A decisão foi criticada por governadores de estado, que mesmo contrariando a decisão do governo federal, anunciaram que iriam manter o cronograma de vacinação. No dia seguinte à posição do governo federal, a Anvisa se manifestou mantendo a recomendação de vacinação dos adolescentes maiores de 12 anos com a vacina da Pfizer. Nesta quarta-feira 22, o órgão federal recuou da suspensão e por meio de uma nota técnica, liberou a vacinação de adolescentes sem comorbidades com o imunizante da Pfizer.

VEJA.com

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!