Crimes de ameaça e injúria contra idosos registram crescimento em Manaus

Foto: Alailson Santos e Erlon Rodrigues / PC-AM
Compartilhe

Entre janeiro e maio deste ano, a cada 24 horas, em média, seis idosos foram vítimas de ameaças e injúrias em Manaus. Relacionados a conflitos no ambiente familiar, os crimes registraram crescimento de 37,3% no período, na comparação com o ano passado. De janeiro a maio, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), da Polícia Civil, registrou 964 ocorrências dos dois tipos de crime, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Segundo a delegada adjunta do Idoso, Ana Cristina, brigas de família estão na origem da maioria dos casos registrados na Delegacia. “Assim como nos demais crimes contra o idoso, infelizmente, na maioria das vezes o autor ou autora é algum familiar ou pessoa próxima da vítima”, afirma.
Para que esses casos não ultrapassem o campo da ameaça, e cheguem a uma possível agressão física ou outro tipo de violência mais grave, a autoridade policial indica que seja registrado um boletim de ocorrência. Com isso, a unidade policial aciona a rede de proteção, para uma assistência ao idoso, e pode abrir um inquérito para investigar a denúncia.
“O idoso deve procurar a delegacia mais próxima de sua residência ou a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso para fins de registro de ocorrência. Caso a vítima tenha interesse em representar criminalmente contra o autor, a autoridade policial irá instaurar o procedimento policial e, após as investigações, encaminhar à Justiça”, explica.
Nos casos das idosas vítimas de ameaça, é possível solicitar medida protetiva com base na Lei Maria da Penha. “Em se tratando de ameaça em âmbito familiar e sendo a vítima mulher, esta pode ainda solicitar a medida protetiva de urgência por meio da autoridade policial”, ressalta Ana Cristina.
Indicadores – Os casos de injúria registraram o maior aumento. De janeiro a maio deste ano foram 463 ocorrências, um crescimento de 74% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 266 ocorrências.
As ameaças também registraram crescimento. De janeiro a maio, foram 501 casos notificados na unidade policial, o que representa aumento de 15%, em comparação com os 436 casos do mesmo período de 2018.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!