Cuba sofre maior incêndio da história em tanque de petróleo

Segundo as autoridades, um raio deu início ao incêndio na última sexta-feira (05/08). Foto: Reuters/ Alexandre Meneghin/ Direitos Reservados
Compartilhe

Na manhã desta terça-feira (09/08), o território de Cuba sofreu com fortes apagões. Cerca de 40% da principal instalação de armazenamento de combustível do país foi destruída pelo que as autoridades dizem ser sido o pior incêndio de história de Cuba.

Segundo testemunhas da Reuters, as chamas intensas que devastaram um segmento de quatro tanques do porto de supertanques de Matanzas desde sexta-feira (05/08) diminuíram e as altas nuvens de fumaça preta espessas que ainda saíam da área pareciam estar cinza.

O porto de Matanzas é o maior do território Cubano para receber petróleo bruto e importações de combustíveis. O petróleo pesado cubano, bem como o óleo combustível e o diesel armazenado em Matanzas, são usados principalmente para gerar eletricidade na ilha.

O país sofre com pesadas sanções dos Estados Unidos e está praticamente falido. Apagões frequentes e escassez de gasolina e outras commodities já haviam criado uma situação tensa com protestos locais dispersos, após a agitação histórica do último verão em julho.

 

Raio

Na noite de sexta-feira, um raio atingiu um tanque de armazenamento de combustível na noite de sexta-feira. O fogo se espalhou para um segundo tanque no domingo (07/08) e consumiu a área de quatro tanques na segunda-feira (08/08), acompanhado por grandes explosões, apesar dos esforços de bombeiros locais apoiados por mais de cem reforços mexicanos e venezuelanos.

Não foi informado quanto combustível foi queimado no incêndio, que destruiu todos os quatro tanques. As autoridades afirmaram que a vizinha Baía de Matanzas não foi contaminada por petróleo. Ainda assim, eles alertaram os moradores de lugares tão distantes quanto Havana para usar máscaras faciais e evitar chuva ácida devido à enorme nuvem de fumaça gerada pelo incêndio.

No sábado, um bombeiro morreu e 14 desapareceram quando o segundo tanque explodiu, disseram hoje autoridades, corrigindo um número anterior de 16 desaparecidos.

Nesta terça-feira, mais helicópteros se juntaram ao esforço para apagar o fogo, junto com um barco de bombeiros enviado pelo México.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!