#CulturaEmCasa conta a história do samba, suas lutas e glórias

#CulturaEmCasa conta a história do samba, suas lutas e glórias
Thobias da Vai-Vai é um dos convidados do especial. Foto: Divulgação
Compartilhe

É Carnaval! A maior festa popular do mundo ganha as ruas e avenidas do Brasil e também a programação da #CulturaEmCasa, maior plataforma de streaming gratuita do país. Em um podcast especial, “Da Mesa de Escrever ao Notebook”, #CulturaEmCasa conta a história do samba, carro-chefe desta grande folia, ritmo que há anos embala as alegrias dos brasileiros e gringos. Em cinco episódios, especialistas apresentam o contexto histórico, suas resistências, suas origens, curiosidades e a importância do samba para a música, manifestações políticas e culturais com as participações de Thobias da Vai-Vai e Chocolatte de Vila Maria, criador do Bloco do Chocolatte.

#CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte. Para acompanhar toda a programação, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo APP #CulturaEmCasa, disponível em IOS e Android.

Confira! 

Episódio 1: O samba nasce nos navios negreiros, dos batuques de escravizados africanos que, no Brasil, revivem suas tradições religiosas. E o que veio depois é história: o ritmo se espalhou pelo país e ganhou uma qualidade bem brasileira: pluralidade. Chocolatte de Vila Maria, criador do Bloco do Chocolatte e um dos principais agentes de blocos do Carnaval de São Paulo, fala sobre a história do samba, suas origens, principais influências, características e o desenvolvimento do gênero no Brasil.

Episódio 2: Criador do Bloco do Chocolatte e um dos principais agentes de blocos do Carnaval de São Paulo, o convidado Chocolatte de Vila Maria está de volta para falar sobre o samba por um prisma que vai além do aspecto agregador dos blocos de rua: o samba como instrumento de denúncia contra o preconceito e a política vigente no país. Nesta série sobre o samba no Brasil, o artista comenta a história desse gênero musical, suas principais influências, características e como ocorreu seu desenvolvimento no país.

Episódio 3: Tobias da Vai-Vai, presidente de honra desta que é a primeira escola de samba de São Paulo, conta como surgiram as escolas de samba no Brasil. Tobias fala ainda sobre a participação das escolas de samba no cenário nacional a partir das temáticas adotadas ao longo da história.

Episódio 4: A reflexão sobre o olhar inclusivo das escolas de samba, que atuam como um núcleo de tolerância, resistência e inserção social. Nosso convidado, Tobias da Vai-Vai, conta sua trajetória, as glórias e os desafios como presidente desta escola de samba paulista.

Episódio 5: Tradição ou ruptura? Neste último episódio sobre o samba no Brasil, nosso convidado, Tobias da Vai-Vai, presidente de honra da Vai-Vai, a primeira escola de samba de São Paulo, traça uma perspectiva sobre o futuro das escolas de samba em relação à estética e às tecnologias utilizadas durante os desfiles. Tobias reforça em seu discurso a necessidade de despertar para o compromisso das escolas de samba com a cultura e a responsabilidade social.

Com a direção, textos e narração de Cleber Papa, trabalhos técnicos de Tiago Costa e a produção de Pablo Civitella, “Da Mesa de Escrever ao Notebook” é uma produção da Amigos da Arte.

A #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte. Para acompanhar toda a programação, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo APP #CulturaEmCasa, disponível em IOS e Android.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais