Na semana em que o cartunista Ziraldo completa 90 anos, o Curta! exibe o documentário “Ziraldo — Era Uma Vez Um Menino“. Uma abordagem afetuosa e intimista que perpassa os 100 minutos do filme se explica pela direção, a cargo de Fabrizia Alves Pinto, filha do artista.
Para contar os muitos casos marcantes e deliciosos na carreira de Ziraldo, Fabrizia se vale somente de entrevistas recentes e antigas do pai. Entre os assuntos, a origem de seus vários personagens. Sobre sua infância, ele diz: “A minha vida começa exatamente aos 8 anos. É o ano em que o menino é uma criança, não viveu ainda, mas já discerne, já tem opinião própria e já fez descobertas incríveis”. Não por acaso, o Menino Maluquinho tem essa idade. Os anos de chumbo da ditadura também são abordados. Na época, ele publicou ilustrações antológicas em “O Pasquim” e no “Jornal do Brasil”.
Com produção da Lumen, “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino” foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O documentário também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários. A exibição é na Quinta do Pensamento, 20 de outubro, às 22h.