“Curumim, o Último Herói da Amazônia em busca da flor da vida” segue para última apresentação no 25º Festival Amazonas de Ópera

O espetáculo tem entrada gratuita nos dois espaços culturais em cartaz, no Teatro da Instalação, dia 28 de maio e, no Teatro Amazonas, dia 7 de junho. Foto: Reprodução
Compartilhe

O espetáculo “Curumim, o Último Herói da Amazônia em busca da flor da vida” encerra a temporada no 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO) com apresentação neste domingo (28/05), às 16h, no Teatro da Instalação.

Com o sucesso de público, o espetáculo ganha uma nova apresentação no dia 7 de junho, às 20h, no Teatro Amazonas. A informação foi passada durante o encontro entre elenco e alunos da rede estadual de ensino, que aconteceu na última quarta-feira (24/05), no Teatro da Instalação.

No FAO, o musical infantil segue cumprindo a agenda, tendo dois espetáculos já realizados no Teatro da Instalação, todos com casa cheia. A história escrita nos anos 80 pelo jornalista e cartunista amazonense, Mario Adolfo, carrega traços naturalmente contemporâneos ao abordar valores culturais e sociais, além de reconhecer a importância da preservação da natureza. Mario não esconde o orgulho de ter o personagem inserido na programação do maior festival de ópera da América Latina.

“O processo criativo já é um sonho, que se transforma em realidade, no papel, desenhando ou filmando. Eu tive muitos sonhos, com animação, teatro, mas em ópera nunca tinha pensado, o que me deixou muito orgulhoso”, destaca o escritor.

Para se aproximar ainda mais do público, um bate papo foi realizado entre alunos da Escola Estadual Princesa Isabel e parte do elenco e direção de Curumim, no Teatro da Instalação. Participaram do encontro, além de Mário Adolfo, a diretora cênica, Socorro Andrade, os atores Cauê Brito, Giovanna Ledo e Roque Baroque, que interpretam “Marquinhos”, “Murupi” e “Pajé”, respectivamente.

Entre muitas curiosidades sobre a origem do Curumim, o processo de criação dos demais personagens, inspiração, tempo de produção e ensaios, os estudantes participaram ativamente do encontro.

O estudante Felipe Alexandre, 10, foi além e sugeriu a produção de um filme. “Eu perguntei se poderia se tornar um filme de cinema, porque é importante salvar a natureza e isso todo mundo tem que saber”. E o estudante acertou. Este é o próximo passo que Mário Adolfo pretende dar com o Curumim: “Agora vou em busca de um filme, não com esta história, mas com outra, porque o Curumim é um personagem muito forte, de expressão de massa, de comunicação. Ele tem a cara de Manaus e uma identidade muito forte com a Amazônia e a defesa do meio ambiente. O momento para ele crescer é agora”, assegura Mario.

No Teatro Amazonas

Com o sentimento de dever cumprido, a diretora cênica Socorro Andrade comemora o sucesso do espetáculo. “O empenho foi de toda equipe do festival de ópera, do elenco e do Liceu Claudio Santoro que participou ativamente desse processo e estamos muito agradecidos pelo Curumim ter nascido dentro do festival”, comemora Socorro.

O sucesso da montagem também é reconhecido pela secretaria de Cultura, que após o encerramento da temporada do FAO, garantiu que o Curumim de Mário Adolfo retorne ao palco, desta vez no Teatro Amazonas, no dia 7 de junho, às 20h. “Foi uma grata surpresa saber que, em breve, estaremos no palco do Teatro Amazonas, apresentando de novo o nosso herói da Amazônia. Todos estão convidados”, finalizou a diretora.

O espetáculo tem entrada gratuita nos dois espaços culturais em cartaz, no Teatro da Instalação, dia 28 de maio e, no Teatro Amazonas, dia 7 de junho. Participam os atores da Cia Metamorfose, o coral infantil e o balé do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, a Orquestra de Violões com regência de Davi Nunes.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais