Datafolha: Maioria acha que professores devem evitar falar sobre política

Especialistas defendem diálogo com o governo para novo formato. Foto: Agência Brasil / Estadão Conteúdo
Compartilhe

Segundo pesquisa Datafolha, cerca de 56% dos brasileiros acreditam que professores não devem falar sobre política em sala de aula. Entretanto, mais de 90% dos entrevistados defendem que instituições e professores devem discutir com alunos sobre pobreza, desigualdade social e discriminação racial – temas relacionados à política. Ainda. outros 54% acham que os pais têm o direito de proibir as escolas de ensinarem temas considerem inadequados.

A pesquisa foi encomendada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e pela Ação Educativa, sendo realizada entre os dias 8 e 15 de março com 2.090 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Segundo Maria Braga, doutora em ciência política e professora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a aparente contradição ocorre porque grande parte da população relaciona política ao partidarismo e a pautas de costumes. Ainda de acordo com a doutora, a maior aceitação a temas como pobreza e discriminação se dá por serem assuntos menos sensíveis para os conservadores.

Os dados mostram também que somente 27% da população conhece o Escola Sem Partido. O movimento, criado em 2004, defende uma educação neutra. Entre as bandeiras levantadas pelos apoiadores, estão o veto à discussão político-partidária e sexual.  As pautas do movimento foram abraçadas por políticos conservadores e inspiraram alguns projetos de lei.

As propostas foram alvo de repúdio por parte do Conselho Nacional de Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, e questionadas devido à inconstitucionalidade por MPF (Ministério Público Federal), AGU (Advocacia-Geral da União) e STF (Supremo Tribunal Federal).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!