David Almeida assina o ‘Plano de Cultura’ para ser encaminhado à CMM

David Almeida assina o 'Plano de Cultura' para ser encaminhado à CMM
Foto: João Viana / Semcom
Compartilhe

O plano de cultura foi assinado pelo prefeito David Almeida, nesta quinta-feira (27/04) e exibido na abertura do 1° Seminário Municipal de Cultura, para ser encaminhado, na próxima semana, para análise e aprovação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, fez o anúncio e encaminhamento do Plano de Cultura, ressaltando o trabalho de escuta pública e elaboração pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

Foto: João Viana / Semcom

“Estamos reestruturando o setor cultural, através do diálogo e trabalho. Muito trabalho, inclusive, ouvindo os segmentos artísticos, construímos, a várias mãos, o Plano Municipal de Cultura, que era um débito dos gestores culturais que perdurava há quase 20 anos, e a gestão David Almeida entregou hoje. Isso é um marco histórico”, informou Cardoso.

Na cerimônia de abertura, a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Roberta Cristina Martins, abordou a retomada da política cultural do Brasil, que volta a existir no governo atual, como política de estado, e começa pelo local, nos municípios e comunidades. Ela anunciou que, além do investimento financeiro, o Minc vai instalar um escritório local, para acompanhar de perto as realizações de planos e ações como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, bem como os comitês de cultura e o novo Plano Nacional de Cultura.

 

Debates

A primeira mesa-redonda do dia teve um público que lotou o auditório onde o “Diálogo intercultural” foi tema das falas da secretária dos Comitês de Cultura do Minc, Roberta Cristina Martins; da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Cultura, Micaela da Costa Zeferino; do diretor do Sistema Nacional de Cultura, Lindivaldo Oliveira Leite Junior; e o coordenador-geral dos Comitês de Cultura, Xaui Peixoto Torres Azevedo; com mediação de Wallace Almeida, do Departamento de Cultura da Manauscult.

Foto: João Viana / Semcom

A gestão cultural e perspectivas foi o tema da segunda mesa, debatido pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Luiz Carlos de Matos Bonates; ator e diretor teatral, José Iran Lamego Barbosa; gestora cultural, Aidalina Costa; e o mediador, vice-presidente do Concultura, Neilo Batista.

No turno da tarde, a segunda rodada de debates, o poeta Dori Carvalho recitou o poema “Geografia Provinciana”, da poeta manauara, Astrid Cabral.

A palestra “produção simbólica e a diversidade cultural” foi proferida pelo professor doutor, João de Jesus Paes Loureiro, escritor, poeta e professor da Universidade do Pará. Seguido da mesa temática sobre diversidade cultural, com os escritores João Paulo Barreto (Tukano), antropólogo, fundador do Centro de Medicina Indígena; Patrícia Alves Melo, doutora em história e professora da Universidade Federal do Amazonas;

Lydia Lúcia Nunes de Souza, gestora em eventos; com mediação do diretor e roteirista, Alan Gomes, conselheiro, representante do segmento do audiovisual do Concultura.

A programação do último dia, 28/4, destaca o grande eixo cidadania e direitos culturais, com as palestras, às 9h, “Cidadania e Direitos Culturais”, ministrada pelo sociólogo, Renan Freitas Pinto. Às 10h, a mesa-redonda “Cidadania e Direitos Culturais”, tendo como debatedores, a advogada Nathayni Castro Becil, especialista em direito público; José de Arimatéa Passos Lopes, diretor financeiro da LIGFM, e o mediador, Ricardo Moldes, conselheiro, representante do segmento de Dança.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais