O cantor, compositor e produtor David Assayag recebeu na terça-feira (23/05) a medalha Mérito Cultural “Jair Mendes”. A proposta foi da vereadora Márcia Baranda (MDB), da Câmara Municipal de Parintins (CMP) (distante 369 quilômetros de Manaus).
“Nesses 40 anos de carreira, não podemos negar a trajetória linda do David Assayag, e o quanto contribuiu para o desenvolvimento cultural do Festival de Parintins, não podemos negar que a “Voz da Amazônia” emociona não só Caprichoso e Garantido, emociona o Mundo. David faz parte da vida do povo Amazonense e merece nosso respeito, nossa gratidão, carinho e acima de tudo nosso reconhecimento por ter levado o nome de Parintins para o Mundo”, enfatizou Márcia Baranda.
Durante a sessão ocorrida no plenário Raimundo Almada, David Assayag estava visivelmente emocionado.
“Receber um reconhecimento é sempre bom, mas, receber uma homenagem na minha terra Parintins é melhor ainda!”, enalteceu. “Para deixar ainda mais valiosa essa honraria, a medalha leva o nome do maior artista plástico da Amazônia que é o mestre Jair Mendes”, exultou David.
Ainda de acordo com o homenageado, a medalha do Mérito Cultural Jair Mendes da Câmara Municipal de Parintins (CMP) é mais uma que se soma a outras que já lhe foram outorgadas. “Acho que a julgar pelo número de medalhas que já recebi, acredito que contribui com alguma coisa para a cultura do Amazonas”, falou com bom humor, o levantador de toadas do Boi Garantido.
Márcia Baranda exaltou o talento de David Assayag. “Seu timbre suave e a força impetuosa de seu canto, fazem dele único na delicada arte de construir um universo sonoro em nossos ouvidos. David não é apenas um cantor, é um ícone do Festival de Parintins. David Assayag é uma estrela em canção. Ouça sem moderação porque a voz de David faz muito bem ao coração”, resumiu.
Orgulho
A produtora de David Assayag, Lilian Daniel, se disse orgulhosa de trabalhar com um artista com a história e a trajetória de Assayag. “O David é um patrimônio da arte amazonense. Ele é merecedor de todas as homenagens que puderem ser feitas porque é um artista talentoso e uma pessoa de alma muito boa, de um coração generoso”, destacou. “Ele é tão querido e humano que durante a sessão na câmara, dos políticos aos funcionários da casa receberam atenção dele”, comentou.