No próximo dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, Fernando de Noronha realizará uma grande ação coletiva em prol dos mares e da vida.
O encontro “De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” reunirá importantes especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas e representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos, além de formadores de opinião, vozes da sociedade, empreendedores e jornalistas para mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com os Oceanos, alertando, informando, inspirando e estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação.
O evento, presencial e com transmissão online, acontecerá no Forte Noronha, das 16hàs 22h, e contará com apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, exposição fotográfica, lançamento de livros, exibição de filmes e vídeos com mensagens de lideranças internacionais, feirinha NoronhArte e uma grande Ciranda que marcará campanha colaborativa, simbolizando união de forças e ideias para barrar poluições e retirar os plásticos dos ambientes naturais. O Maracatu Nação Noronha e outros artistas convidados vão comandar a celebração.
Os Oceanos abrigam 97% da água do planeta, reúnem a maior diversidade de espécies existentes na Terra e são importantíssimos para o equilíbrio climático e para a manutenção da vida no presente e no futuro. No entanto, toda essa diversidade está correndo risco pelo impacto das ações humanas. Todos os dias cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos chegam nos mares. Milhões de aves e animais marinhos morrem todos os anos por causa da poluição plástica.
“Vozes qualificadas estão se conectando ao movimento ‘De Mãos Dadas Pelos Oceanos Sem Plástico’ e estarão presentes nessa Ciranda pela vida e por uma economia lixo zero”, destaca Luciana Nunes, curadora do evento e diretora Sociocultural do Lab Noronha Pelo Planeta, em implantação na ilha.
“Representações da ONU, WWF, Tamar, Golfinho Rotador, Mamíferos Aquáticos e movimento Xô Plástico, além de outras instituições de referências em defesa dos Oceanos, estão sendo confirmadas”, ressalta Luciana.
Também estão previstas a participação da Administradora Thallyta Figueroa e do Superintendente de Turismo da ilha, André Portela; da secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira e representantes do Ministério do Meio Ambiente e ICMBio que vão destacar políticas públicas para redução de plásticos e proteção ambiental.
Entre os palestrantes já confirmados estão o premiado Jornalista Francisco José, que mergulhou em todos os Oceanos do planeta, realizando reportagens ecológicas memoráveis para a TV Globo e tem grande ligação com Noronha; e a escritora Marcela Franca, defensora dos mamíferos aquáticos e autora do livro Scamonis, que mescla ficção incomum, fantasia poética e ativismo ecológico, envolvendo a vida marinha de um paraíso chamado Ilha Azul, similar a Noronha.
A arte-educadora infantil Lulu Araújo – Fada Magrinha –também já confirmou apresentação especial para as crianças. Outras atrações musicais da ilha e do continente estão sendo articuladas e serão divulgadas nos próximos dias.
“Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com diversos parceiros, para tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções sustentáveis e regenerativas.
A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades e fortaleçam a cultura pernambucana”, diz Sérgio Xavier, diretor-executivo do Lab, ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco.
Toda a programação, promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha, será gratuita e transmitida ao vivo pelos canais do Lab no Instagram e Youtube.
Saiba mais em https://www.instagram.com/labnoronhapeloplaneta/