“De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” – Fernando de Noronha lança Cirandas para conectar movimentos pela proteção e regeneração de ecossistemas marinhos

Toda a programação, promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha, será gratuita e transmitida ao vivo pelos canais do Lab no Instagram e Youtube. Foto: Reprodução
Compartilhe

No próximo dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, Fernando de Noronha realizará uma grande ação coletiva em prol dos mares e da vida.

encontro “De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” reunirá importantes especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas e representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos, além de formadores de opinião, vozes da sociedade, empreendedores e jornalistas para mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com os Oceanos, alertando, informando, inspirando e estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação.

O evento, presencial e com transmissão online, acontecerá no Forte Noronha, das 16hàs 22h, e contará com apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, exposição fotográfica, lançamento de livros, exibição de filmes e vídeos com mensagens de lideranças internacionais, feirinha NoronhArte e uma grande Ciranda que marcará campanha colaborativa, simbolizando união de forças e ideias para barrar poluições e retirar os plásticos dos ambientes naturais. O Maracatu Nação Noronha e outros artistas convidados vão comandar a celebração.

Julho sem Plástico: o que é e para que serve? | CARE NB – CARE Natural  Beauty

 

Os Oceanos abrigam 97% da água do planeta, reúnem a maior diversidade de espécies existentes na Terra e são importantíssimos para o equilíbrio climático e para a manutenção da vida no presente e no futuro. No entanto, toda essa diversidade está correndo risco pelo impacto das ações humanas. Todos os dias cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos chegam nos mares. Milhões de aves e animais marinhos morrem todos os anos por causa da poluição plástica.

“Vozes qualificadas estão se conectando ao movimento ‘De os Dadas Pelos Oceanos Sem Plástico’ e estarão presentes nessa Ciranda pela vida e por uma economia lixo zero”, destaca Luciana Nunescuradora do evento e diretora Sociocultural do Lab Noronha Pelo Planeta, em implantação na ilha.

“Representações da ONU, WWF, Tamar, Golfinho Rotador, Mamíferos Aquáticos e movimento Xô Plástico, além de outras instituições de referências em defesa dos Oceanos, estão sendo confirmadas”, ressalta Luciana.

Também estão previstas a participação da Administradora Thallyta Figueroa e do Superintendente de Turismo da ilha, André Portela; da secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira e representantes do Ministério do Meio Ambiente e ICMBio que vão destacar políticas públicas para redução de plásticos e proteção ambiental.

Entre os palestrantes já confirmados estão o premiado Jornalista Francisco José, que mergulhou em todos os Oceanos do planeta, realizando reportagens ecológicas memoráveis para a TV Globo e tem grande ligação com Noronha; e a escritora Marcela Franca, defensora dos mamíferos aquáticos e autora do livro Scamonis, que mescla ficção incomum, fantasia poética e ativismo ecológico, envolvendo a vida marinha de um paraíso chamado Ilha Azul, similar a Noronha.

A arte-educadora infantil Lulu Araújo  Fada Magrinha –também já confirmou apresentação especial para as crianças. Outras atrações musicais da ilha e do continente estão sendo articuladas e serão divulgadas nos próximos dias.

“Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com diversos parceiros, para tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções sustentáveis e regenerativas.

A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades e fortaleçam a cultura pernambucana”, diz Sérgio Xavier, diretor-executivo do Lab, ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco.

Toda a programação, promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha, será gratuita e transmitida ao vivo pelos canais do Lab no Instagram e Youtube.

Saiba mais em https://www.instagram.com/labnoronhapeloplaneta/

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais