O segundo dia de programação do 23° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) movimentou diferentes pontos da cidade de Goiás nesta quarta-feira (25/05). Espetáculos de teatro e atividades do Fórum Ambiental Saúde e Meio Ambiente, realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), foram destaque.
No início da tarde, várias pessoas puderam aprender mais sobre o papel social das cooperativas de reciclagem nas comunidades e a relevância desse trabalho para a preservação dos recursos naturais da humanidade, através da oficina Recicla Tudo: Aprendendo e Educando com Resíduos Sólidos, ministrada no galpão da cooperativa Recicla Tudo, da cidade de Goiás.
Ainda durante a tarde, o Cine Teatro São Joaquim abriu suas portas para o público prestigiar três espetáculos teatrais: Resgate de histórias da vovó, com Jucélia Nunes; Histórias encenadas com brincadeira, com Maria Alexandrina e o espetáculo Fragmentos de uma vida sem água, com Eliezer Carvalho. As apresentações encantaram adultos e crianças presentes.
Já no Câmpus Cora Coralina, a programação teve início pela manhã com mais um dia do curso de Líder de Turismo de Aventura, que será ministrado até a próxima sexta-feira (27/05). Além de preparar novos profissionais para atuar na região da Serra Dourada e em torno, durante a formação também são reforçados conceitos como o turismo ecológico.
Durante a noite, o auditório da UEG recebeu a Mesa de Debate Saúde e Meio Ambiente em Tempos de Pandemia, com participação de Daniela de Melo, Aline Lima e Eguimar Felício. As convidadas comentaram sobre a relação das pandemias com a exploração da natureza, falaram sobre projeções para o futuro e compartilharam conhecimento científico em busca de promover reflexões sobre consciência ambiental coletiva nos ouvintes.
O minicurso sobre a importância do monitoramento de populações expostas a agrotóxicos, ministrada por Daniela de Melo e Thays Millena, foi a última atividade do eixo de ambiental do dia.
Mostras de Fotografia
Nesta quarta-feira (25/05), as mostras fotográficas que integram a programação do Fica tiveram início no Câmpus Cora Coralina, da UEG. A mostra “Saúde e natureza: violências, lutas e resistência das populações tradicionais”, resultado da união de registros feitos pelos fotógrafos Janiel Divino de Souza, Leonardo Melgarejo, Pablo Piovano, Murilo Mendonça de Oliveira e Dagmar Olmo Talga, está disponível para apreciação dos interessados.
Assim como ela, a mostra “De longe eu venho: em terras iorubás”, de Jaqueline Talga, permanecerá em exposição para o público na universidade.
Shows no Mercado Municipal
A primeira quarta-feira do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 2022 contou com dois shows de artistas locais no palco Mercado Municipal: Voz e Violão, com Gilberto Nunes e Juldair Souza e o show de Juldair e Banda.