Debates ambientais e espetáculos de teatro marcam segundo dia do Fica 2022

Apresentações e exposições de artistas Vilaboenses encantou moradores e turistas que vieram para o Festival Foto: Divulgação
Compartilhe

O segundo dia de programação do 23° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) movimentou diferentes pontos da cidade de Goiás nesta quarta-feira (25/05). Espetáculos de teatro e atividades do Fórum Ambiental Saúde e Meio Ambiente, realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), foram destaque.

No início da tarde, várias pessoas puderam aprender mais sobre o papel social das cooperativas de reciclagem nas comunidades e a relevância desse trabalho para a preservação dos recursos naturais da humanidade, através da oficina Recicla Tudo: Aprendendo e Educando com Resíduos Sólidos, ministrada no galpão da cooperativa Recicla Tudo, da cidade de Goiás.

Ainda durante a tarde, o Cine Teatro São Joaquim abriu suas portas para o público prestigiar três espetáculos teatrais: Resgate de histórias da vovó, com Jucélia Nunes; Histórias encenadas com brincadeira, com Maria Alexandrina e o espetáculo Fragmentos de uma vida sem água, com Eliezer Carvalho. As apresentações encantaram adultos e crianças presentes.

Já no Câmpus Cora Coralina, a programação teve início pela manhã com mais um dia do curso de Líder de Turismo de Aventura, que será ministrado até a próxima sexta-feira (27/05). Além de preparar novos profissionais para atuar na região da Serra Dourada e em torno, durante a formação também são reforçados conceitos como o turismo ecológico.

Durante a noite, o auditório da UEG recebeu a Mesa de Debate Saúde e Meio Ambiente em Tempos de Pandemia, com participação de Daniela de Melo, Aline Lima e Eguimar Felício. As convidadas comentaram sobre a relação das pandemias com a exploração da natureza, falaram sobre projeções para o futuro e compartilharam conhecimento científico em busca de promover reflexões sobre consciência ambiental coletiva nos ouvintes.

O minicurso sobre a importância do monitoramento de populações expostas a agrotóxicos, ministrada por Daniela de Melo e Thays Millena, foi a última atividade do eixo de ambiental do dia.

Mostras de Fotografia

Nesta quarta-feira (25/05), as mostras fotográficas que integram a programação do Fica tiveram início no Câmpus Cora Coralina, da UEG. A mostra “Saúde e natureza: violências, lutas e resistência das populações tradicionais”, resultado da união de registros feitos pelos fotógrafos Janiel Divino de Souza, Leonardo Melgarejo, Pablo Piovano, Murilo Mendonça de Oliveira e Dagmar Olmo Talga, está disponível para apreciação dos interessados.

Assim como ela, a mostra “De longe eu venho: em terras iorubás”, de Jaqueline Talga, permanecerá em exposição para o público na universidade.

Shows no Mercado Municipal 

A primeira quarta-feira do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 2022 contou com dois shows de artistas locais no palco Mercado Municipal: Voz e Violão, com Gilberto Nunes e Juldair Souza e o show de Juldair e Banda.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais