“Somos singulares/ Entrelaços particulares/ Para além de mim/ Meu talismã em ti/ Força que suga/ Ensina e pulsa/ Menina vida/ Minha vida também sua”.
Os versos do poema acima, postado por Débora Nascimento para demonstrar seu amor pela filha, mostra o quanto a atriz se sente realizada como mãe. Ao Gshow, a paulista, de 33 anos, fez um balanço da maternidade, apontou pequenas mudanças em sua vida após a chegada de Bella e afirmou que seu segundo Dia das Mães com sua herdeira será especial:
“O primeiro foi intenso. Foi um entendimento do meu processo de me tornar mãe e compreender a maternidade como um todo. Muito mais de dentro pra fora”.
“Esse ano vai ser o primeiro com ela interagindo, me exigindo, trocando comigo. Vai ser um Dia das Mães especial, mais fora de mim. É um outro tipo de troca”.
Pouco mais de um ano após o nascimento de Bella, Débora consegue perceber as mudanças que a menina causou em sua vida. E isso vai desde pequenas alterações em sua rotina até a transformação em sua forma de ver o mundo:
“Eu revi muita coisa. Deixei de aceitar muita coisa que eu deixava para lá. Hoje em dia tenho convicções de coisas básicas que não abro mão”.
“Antes, relevava muito mais as coisas. Hoje em dia não relevo mais. Em compensação tem muitas coisas que ficaram mais leves”.
Tantas mudanças tem um significado: quando nos tornamos pais, a gente passa a ser exemplo. “Do que é ser feliz, da beleza do que você vê nas coisas, do tratamento com a natureza e com o ser humano”, explicou.
Outra coisa que uma criança nos ensina é a não “cuspir para o alto”. Quer um exemplo? Antes do nascimento de Bella, Débora achava bobagem, por exemplo, comemorar cada mês de vida de um bebê. Adivinha quem comprou um bolo durante 12 meses para celebrar cada nova etapa da filha?
“Paguei minha língua. Podia ser um bolinho de padaria, mas todo mês tinha”.
“Era uma comemoração muito mais para mim. Cada mês é uma vitória para a gente que está amamentando, naquele processo intenso. São pequenas vitórias”.
Para aproveitar todas as fases de Bella, Débora passou a administrar melhor seu tempo. Afinal, agora ela tem uma pessoinha lhe esperando em casa cheia de saudade todos os dias. Só que, de uns tempos para cá, a atriz tem se dado o direito de explorar sua individualidade:
“Agora que ela está com um aninho já consigo entender que existe meu tempo como mulher também, não apenas como mãe”.
“Tenho meu tempo de sair com as minhas amigas, de ficar sozinha e depois volto para ela completa, preenchida e feliz”.
No ar como a Gisela de Verão 90, Débora encarou com tranquilidade o fim da licença-maternidade e retomou, aos poucos, sua agenda profissional. A atriz começou a trabalhar quando a menina tinha quatro meses. Até os cinco meses e meio, levava a filha para seus compromissos por causa da amamentação. Depois disso, passou deixar Bella em casa para trabalhar. A mamãe de primeira viagem nunca se sentiu culpada por isso:
“Agora ela não entende muito, mas já já vai compreender que o meu trabalho é importante para mim, para ela e para as pessoas. A gente mexe com sonhos, né?”.
“Ela ainda não fala, mas tem um jeitinho de tentar me segurar em casa. Ela suspira, gruda na perna… Eu dou tchau, ela dá tchau. Às vezes chora, mas eu sei que faz parte do entendimento dela de que a mamãe volta e sempre vai voltar”.
*GShow