Décimo filhote de peixe boi é resgatado em 2019

Foto Fernanda Farias
Compartilhe


Pesquisadores fazem alerta: dobrou o numero de filhotes de peixe-boi resgatados em 2019. P

Os tanques do Inpa receberam o décimo filhote de peixe-boi da Amazônia resgatado para ser reabilitado este ano. O número que contabiliza dez animais de espécie resgatados este ano acendeu um alerta para os pesquisadores do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia em parceria com o Inpa. O animal foi encontrado na malhadeira por pescadores da comunidade Rebojo do município Careiro da Várzea, interior do Amazonas e levado ontem (5) ao instituto.

O peixe-boi foi resgatado pela Polícia Ambiental do Amazonas. Além destes, o berçário do Parque Robin Best ainda possui mais cinco filhotes também em processo de reabilitação. Segundo o veterinário Anselmo d´Affonseca o número de filhotes resgatados é preocupante. “A maioria dos filhotes que ficam presos nas malhadeiras foram encontrados saudáveis, e isso é indício que a mãe estava por perto”, diz explicando que nessas situações o melhor a fazer é devolver o filhote aos rios.

“É importante saber que os animais encontrados debilitados devem ser resgatados para receber os devidos cuidados, animais magros e muito machucados devem ser levados imediatamente para o instituto, mas quando o filhote está com a aparência saudável, sem cortes, ele deve ser devolvido aos rios imediatamente”, alerta do veterinário.

Cartilha ensina como liberar filhotes de peixe-boi capturados acidentalmente

Uma das vertentes do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), é a produção de materiais de apoio sobre diferentes temas e levar estes materiais informativos para colônias de pescadores e comunidades do Amazonas.

Segundo o diretor-executivo da Ampa, Ricardo Romero, o Projeto realiza visitas em colônias de pescadores e comunidades para falar sobre a problemática da caça ilegal, sobre o programa de Reintrodução e também como liberar filhotes de peixes-bois capturados acidentalmente.

“Além dessas ações pretendemos fazer parcerias com órgãos ambientais dos municípios do Estado do Amazonas para potencializar a divulgação, principalmente, da cartilha que auxilia passo a passo como deve ser feito a soltura dos filhotes em casos de emalhe”, comenta o diretor.

O material sobre captura acidental também pode ser adquirido por qualquer pessoa. Baixe aqui a cartilha “Como liberar filhotes de peixe-boi capturados acidentalmente”.

*Assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais