Defensoria Pública do Estado do Amazonas, vai investigar supostas irregularidades na prestação do serviço de internet nos municípios de São Gabriel da Cachoeira. Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos estão com falha de sinal há 22 dias.
De acordo com a defensora pública Danielle Mascarenhas, que atua no Polo, desde que foi implementada internet banda larga por fibra ótica nesses municípios, em setembro de 2021, através do Projeto Amazônia Conectada (PAC), já houve aproximadamente, nove períodos de indisponibilidade de sinal, um deles, em julho de 2022, que durou quatro dias, e outro em agosto do mesmo ano, quando o serviço ficou suspenso por seis dias. “Essas interrupções atingem os órgãos públicos, que ficam impossibilitados de prestar atendimento à população, os comerciantes que vivenciam o impacto econômico pela impossibilidade realizar vendas através das máquinas de cartão, por exemplo, e a população da região de modo geral, que tem tido o comprometimento de uma infinidade de atividades do dia a dia, como estudo, trabalho e pagamentos de contas”, destacou Mascarenhas.
Foto: Reprodução internet
Mais recentemente, no último dia 30 de janeiro, houve uma nova interrupção do serviço em São Gabriel da Cachoeira e segundo resposta da Prodam , a previsão de retorno era entre os dias 11 e 12 de fevereiro, porém, o prazo não foi cumprido e até o momento, não há nova previsão para que o serviço seja reestabelecido.
Por esse motivo, um novo ofício foi enviado à Prodam e às empresas prestadoras de serviço, com a solicitação do contrato de prestação de serviços. O objetivo é avaliar qual a responsabilidade de cada órgão e recomendar quais medidas devem ser adotadas para evitar futuras falhas no serviço. Caso a recomendação não seja atendida, há a possibilidade de judicialização.