Dengue, Zika e Chikungunya tiveram aumento de casos no Brasil nos últimos meses

Foto: Reprodução conasems
Ao sentir febre, dor no corpo, a recomendação é que o paciente busque as unidades de saúde mais próximas de casa Foto: Reprodução conasems
Compartilhe

O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em 6 de maio de 2022, traz um alerta sobre o aumento no número de casos prováveis de dengue, zika e chikungunya em todo o país.

De acordo com o documento, os casos de Dengue tiveram um aumento de mais de 130%, em comparação com o ano de 2021 no mesmo período, enquanto os casos de Zika e Chikungunya tiveram aumento de mais de 50%.

A Região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência de dengue, com 1.054,6 casos/100 mil hab.

As Regiões: Sul (539,5 casos/100 mil hab.), Sudeste (234,3 casos/100 mil hab.), Norte (168,3 casos/100 mil hab.) e Nordeste (126,2 casos/100 mil hab.)

Sobre os dados de chikungunya, ocorreram 57.785 casos prováveis , taxa de incidência de 27,1 casos por 100 mil hab no País.

Esses números correspondem a um aumento de 56,6% dos casos em relação ao ano anterior. A Região Nordeste apresentou a maior incidência (80,4 casos/100 mil hab.), seguida das Regiões Centro-Oeste (18,1 casos/100 mil hab.) e Norte (10,6 casos/100 mil hab.)ika

Com relação aos dados de zika, ocorreram 2.118 casos prováveis , correspondendo a uma taxa de incidência de 1 caso por 100 mil hab. no País. Em relação a 2021, os dados representam um aumento de 53,9% no número de casos do país.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

Controle e prevenção

Com as altas temperaturas e períodos chuvosos a expectativa do número de criadouros aumenta. O Ministério da Saúde relembra que para fazer o controle efetivo da proliferação do mosquito é necessário tirar ao menos dez minutos de apenas um dia da semana para verificar o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus, lixo em local desapropriado e demais itens que possam ser criadouros.

 

Foto: Reprodução SEMCOM
Foto: Reprodução SEMCOM

Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados para evitar que o mosquito coloque ovos dentro dessas águas.

Ao sentir febre, dor no corpo, a recomendação é que o paciente busque as unidades de saúde mais próximas de casa, para atendimento e identificação do caso de dengue ou de outra arbovirose.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais